Imagem Presidente da Câmara destaca importância da união entre municípios da Região Sudoeste

30/07/2021 16:00:00

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) participou na tarde desta sexta-feira, 30, de um encontro com dezenas de gestores de diversos municípios para uma discussão a respeito da formação da Frente Integra Sudoeste, uma união de esforços envolvendo os municípios da região em busca do desenvolvimento integrado do Sudoeste.

Para o presidente da Câmara, vereador Luís Carlos Dudé (MDB) o evento é uma ação que busca o fortalecimento da região Sudoeste. “Essa integração é para o fortalecimento da região. Fortalecimento na Economia, fortalecimento político, social desta região”, pontuou. “O que nós queremos é mostrar a força de toda a região”, emendou Dudé.

O encontro contou com a participação do prefeito de Petrolina - PE, Miguel Coelho (MDB), que também é secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Coelho apresentou os benefícios da integração dos municípios para o desenvolvimento regional, que colocou Petrolina como um dos municípios que mais crescem no Norte e Nordeste do Brasil.

Além do prefeito pernambucano, o evento contou com a participação do professor titular do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Roberto Paulo Machado Lopes, que tratou dos potenciais econômicos que a união de esforços dos municípios da região deve otimizar.

A ideia da Frente Integra Sudoeste nasce do entendimento que há muitas demandas comuns dos diversos municípios e projetos que, tendo investimentos, resultariam em ganho para toda a região.

Entre os exemplos de projetos e investimentos que a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), e o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (DEM), idealizadores da Frente, apontam como capazes de alavancar o desenvolvimento comum da região estão a barragem do Rio Pardo; um ramal da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) até Vitória da Conquista; a duplicação da BR-116, que está atrasada em, pelo menos, oito anos, e a revitalização e ampliação do setor agropastoril (bacia leiteira, citricultura, ovinocultura e cafeicultura). "Nosso entendimento é de que o desenvolvimento tem que abranger todos os municípios da região e não apenas Vitória da Conquista", disse Sheila Lemos.

Ao todo, foram convidados prefeitos de 73 municípios que compõem a Macrorregião para formar a Frente. O fortalecimento do diálogo entre os municípios favorecerá a definição de outras pautas conjuntas da Região Sudoeste.

Além do presidente da Casa, também acompanharam as discussões os vereadores Edjaime Rosa Bibia (MDB), Chico Estrela (PTC), Adinilson Pereira (MDB), Dinho dos Campinhos (PP), Nildo Freitas (PSC), Ivan Cordeiro (PTB), Ricardo Babão (PCdoB), Hermínio Oliveira (PODE), Lúcia Rocha (DEM) e Delegado Marcus Vinicius (PODE).

Março 2024