Imagem Comissão de Educação realiza fiscalização em escolas da Zona Rural

Comissão de Educação realiza fiscalização em escolas da Zona Rural

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaValdemir DiasEdjaime Rosa - BibiaComissão de EducaçãoDr Augusto Cândido

23/07/2021 08:39:00

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) tem acompanhando e participado das discussões sobre o retorno das aulas presenciais na rede municipal de educação. Na manhã dessa quinta-feira (22), o presidente da Comissão de Educação da Casa, o vereador Valdemir Dias (PT), realizou uma série de visitas a escolas da Zona Rural do município. Segundo Dias, o objetivo “foi verificar as condições das escolas, a infraestrutura, a questão da ventilação, os sanitários, telhados, salas de aula, carteiras escolares e cozinhas”. Ele avalia que “é preciso melhorar muito” a infraestrutura escolar para que as atividades presenciais possam ser retomadas com segurança.

Acompanhado do coordenador de Educação Rural, Célio Barbosa, e outros funcionários da Secretaria Municipal de Educação, responsáveis pela área de infraestrutura, Valdemir esteve na Escola Municipal José Rodrigues do Prado, no Distrito do Pradoso, e nos sete núcleos que compõem o Círculo Escolar Integrado (CEI) da Gameleira – Escola São Francisco de Assis, na sede, Escola Laranjeira, na comunidade de mesmo nome, Escola Venceslau Ribeiro do Prado, em Cachoeira das Araras, Escola Ovídio Santos Lemos, em São Joaquim, Escola Eunápio Moreira Santos, na comunidade de Mamão, Escola Professor Antônio Moura, em Ribeirão, e a Escola Euclides Dantas, no Salobro.

De acordo com o vereador Valdemir, os principais problemas encontrados estão relacionados à pouca ventilação das salas e sanitários, avarias em paredes e portas e telhados em condições precárias. A falta de forro em unidades da CEI Gameleira foi apontada como problema grave em decorrência do grande acúmulo de poeira nas salas.

Na avaliação do vereador, somente a Escola José Rodrigues do Prado reúne condições adequadas para receber os alunos. “A escola do Pradoso está bem estruturada, todas as salas com ar-condicionado. Uma gestão escolar que está de parabéns e que ainda está com uma projeção de aumentar o número de salas”, afirmou. A escola recebeu revestimento cerâmico nas paredes, instalação de pias em área externa para higienização das mãos e dispensadores de álcool em gel. Outras unidades também receberam dispensadores.

Valdemir advertiu que as visitas terão continuidade, abrangendo unidades de outras localidades e também da área urbana. “Isso já foi, inclusive, combinado previamente em reunião com a Secretaria Municipal de Educação”, informou. A Comissão de Educação da CMVC é composta por Valdemir Dias (PT), atual presidente, e os vereadores Augusto Cândido (PSDB) e Edjaime Rosa Bibia (MDB).

Março 2024