Imagem Dr. Andreson relata avanços da prefeitura no acolhimento ao povo venezuelano

Dr. Andreson relata avanços da prefeitura no acolhimento ao povo venezuelano

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPCdoBDr Andreson Ribeiro

18/06/2021 10:10:00

Durante pronunciamento na Sessão Ordinária desta sexta-feira (18), realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Dr. Andreson Ribeiro (PCdoB) relatou  visita à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para apresentar demandas do seu mandato, e agradeceu ao secretário Michel Farias e equipe pela receptividade.

Venezuelanos em Conquista – Um dos principais pontos abordados na reunião na SEMDES, segundo o vereador, foi a situação dos venezuelanos que emigraram para Vitória da Conquista e são vistos com frequência nas ruas e semáforos da cidade. Ribeiro afirmou que ficou surpreso ao saber que o município já está avançado no acolhimento a esse povo, relatando que a Secretaria de Desenvolvimento Social já providenciou o encaminhamento da documentação deles, assim como o cadastramento do CadÚnico para essas pessoas, em parceria com a Polícia Federal e outros órgãos. Afirmou, ainda, que a secretaria tem viabilizado o aluguel de um ponto para habitação digna dessas pessoas.

Além disso, Andreson destacou que empresas privadas estão viabilizando vagas de trabalho para alguns venezuelanos. São elas a VCA Construtora e a Tia Sônia. Também foi identificado que essas pessoas fazem parte de um grupo indígena oriundo da Venezuela e que possuem talentos para o artesanato. Desta forma, está sendo estreitada uma parceria com o Cesol Sudoeste e Governo do Estado para que esses artesãos sejam assistidos para a produção de sua arte.

Habitação Social – O vereador relatou que programas de habitação social também foram tema de discussão da agenda. Porém, infelizmente, não há possibilidade de novos programas deste cunho no município. O edil teceu críticas ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), pela falta de programas sociais em nível nacional.

Conselheiros Tutelares – Ribeiro trouxe à sua fala o debate sobre as melhorias das condições de trabalho dos conselhos tutelares do município. Ele afirmou que discutiu com a Secretaria de Desenvolvimento Social a possibilidade de incorporar um adicional de periculosidade ou insalubridade para esses profissionais, e informou que a secretaria já licitou empresa para fazer a perícia que definirá os detalhes sobre essas questões.

Fundo Municipal do Idoso – Andreson relatou que a Secretaria de Desenvolvimento Social está providenciando para que seja encaminhado à Câmara, o Projeto de Lei que institui o Fundo Municipal do Idoso, com a finalidade de captar recursos e doações de pessoas físicas, empresas e órgãos públicos para colaborar com entidades de assistência aos idosos.

Escrituras no Santa Helena e Morada Nova – Ao final do seu discurso, o vereador Dr. Andreson Ribeiro comentou a regularização fundiária em áreas públicas e citou o exemplo das comunidades do Santa Helena e Morada Nova. O edil trouxe a notícia de que o município está trabalhando para fazer os levantamentos topográficos para que possam ser expedidas as escrituras dos moradores destes locais.