Imagem Xandó diz que prefeitura está apagando informações referentes à Covid nas redes sociais

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

16/06/2021 10:10:00

O vereador Alexandre Xandó (PT) discursou, na manhã desta quarta-feira (16), sobre visitas feitas aos condomínios residenciais do Minha Casa, Minha Vida, transporte público de Vitória da Conquista, além da situação do combate à Covid-19 na cidade. O pronunciamento aconteceu durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR).

Xandó iniciou relatando visita de mandato no último final de semana, aos condomínios Residencial das Rosas, América Unida, Europa Unida e Vivendas da Serra, frutos do programa Minha Casa, Minha Vida. Na visita, participou, junto com outros membros de seu partido e com moradores dos condomínios, do plantio de cerca de 20 árvores frutíferas e nativas. Ele  destacou o seu compromisso com a população dessas comunidades, mas criticou a atuação da Prefeitura Municipal nos condomínios citados e relatou que ao chegar a esses espaços, o que se depara é com esgoto correndo a céu aberto, quadras e quiosques deteriorados, mato alto, lixo e entulho. “A prefeitura não se preocupa com os residenciais do Minha Casa, Minha Vida. E eu cobro qualquer vereador aqui a me mostrar qual é a ação que a prefeitura nesses residenciais”, disse.

Covid-19 em Vitória da Conquista – O vereador abordou a questão do combate à Covid-19 em Vitória da Conquista e chamou atenção para o perfil da Prefeitura Municipal no Instagram. “A prefeitura está apagando as informações referentes à Covid. Ela posta o card, hoje, e daqui a dois ou três dias, apaga. Isso é para a população não poder fazer o comparativo”, denunciou. Afirmou que, ainda assim, fez um comparativo com os dados registrados e que, em um mês, foram aproximadamente três mil novos casos de Covid-19 e 60 mortes. “Estamos há um bom tempo com aproximadamente 500 casos ativos. Essa é uma situação alarmante e a prefeitura não está se atentando a isso”, disse o vereador, que criticou o mais recente decreto que flexibiliza e abre a possibilidade da realização de eventos com até 50 pessoas, enquanto, atualmente, o sistema de saúde de Vitória da Conquista esteja com 95% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados.

Transporte Público – O vereador Alexandre Xandó reconheceu a Estação de Transbordo Herzem Gusmão por sua beleza, mas afirmou que não bastam apenas qualidades estéticas se não há funcionalidade. “Todos nós vimos aqui que está chovendo e as pessoas que estão no terminal estão ficando molhadas. Os bancos estão molhados e as pessoas tendo que ficar em pé”, disse Xandó. “Enquanto isso, essas empresas de ônibus que aqui atuam estão mamando nas tetas do cofre municipal e estamos vendo um derramamento de valores sem uma contraprestação efetiva”, completou.

O vereador, ainda, comentou sobre o anúncio do aumento do valor das passagens das vans para R$3,50, a partir da sexta-feira (18), e questionou a regulamentação desse modal de transporte coletivo que fora prometido pelos governos do ex-prefeito Herzem Gusmão e da prefeita Sheila Lemos (DEM).