Imagem Chico Estrella esclarece motivo de suspensão de leitos de Covid na Santa Casa

Chico Estrella esclarece motivo de suspensão de leitos de Covid na Santa Casa

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaChico EstrellaPTC

09/06/2021 11:30:00


O líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Chico Estrella (PTC), iniciou o pronunciamento na Sessão Ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 09, pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), elogiando o colega Delegado Marcus Vinícius (PODE) pelos serviços prestados à população conquistense: “O senhor vem realizando serviços importantes em nossa cidade, não só na delegacia, mas também defendendo o povo nessa Casa legislativa”.

Testes de Covid - Em seguida, Chico Estrella esclareceu questões levantadas em discursos proferidos pelos colegas vereadores acerca de vários temas. Sobre a abordagem feita pelo vereador Andreson Ribeiro (PT) em relação à demora nos resultados dos testes da Covid-19, disse que os testes realizados na cidade demoram 48h, e os que vão para Salvador, de 14 a 15 dias. A respeito da falta de médicos, disse que a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, explicou que está sendo feita uma seleção e já conta com 14 médicos inscritos. Segundo o vereador, os médicos não querem sair dos consultórios para receber o salário pago pela prefeitura. 

Leitos de Covid - Em relação aos leitos de Covid em Conquista, Chico explicou que os 40 leitos clínicos e 10 de UTI da Santa Casa eram pagos pelo Governo Federal, mas desde o dia 20 de abril de 2020 o município não recebe mais o repasse”. Segundo ele, a prefeitura banca os 40 leitos com recursos próprios para atender toda a microrregião. “A secretária Ramona contatou diversos municípios pactuados para ajudar na manutenção desses leitos e nenhum quis ajudar. Ela fez, ainda, um estudo por leitos ocupados por conquistenses, e constatou que desses 40 leitos clínicos, apenas nove estão ocupados por conquistenses”, relatou, informando que o município paga ainda que os leitos não estejam ocupados, porque foram contratados para essa finalidade. 

Emendas Impositivas - O parlamentar falou, ainda, sobre a dificuldade de cumprimento das emendas impositivas citadas e cobradas pelo colega Fernando Jacaré (PT), e disse que também estará cobrando do Executivo a execução dessas emendas. 

Vacinação de Policiais - Ao questionamento do vereador Subtenente Muniz (Avante) sobre a vacinação dos policiais, disse que tudo vem estabelecido em nota fiscal enviada pelo Governo do Estado e que por isso não se pode culpar o município, mas que passaria ao vereador uma cópia da nota com as porcentagens de doses para cada categoria. 

Leilão do Deserg - Aproveitou o discurso para parabenizar o coordenador do Derserg, Lucas Batista, pelo leilão de veículos, máquinas e equipamentos realizado pelo órgão, arrecadando quase R$ 1 milhão. 

Por fim, o vereador dirigiu-se ao colega Augusto Cândido (PSDB) dizendo tê-lo em autoestima. “Poderíamos fazer um comparativo do que deve ser credibilidade”, afirmou,  comparando a quantidade de votos que cada um teve nas últimas eleições. Disse que o colega [Augusto Cândido] é um bom médico, assim como ele [Chico] teria sido o melhor goleiro da região, e declarou: “Nada tenho contra o seu irmão [Esmeraldino Correia], mas parente nenhum meu terá emprego na prefeitura enquanto eu for vereador”, ressaltou, acrescentando:  “Em termos de credibilidade, o seu irmão teve 2.800 votos para deputado e o meu candidato teve 10 mil votos na cidade, realmente não podemos comparar”.


Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30