O líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Chico Estrella (PTC), iniciou o pronunciamento na Sessão Ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 09, pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), elogiando o colega Delegado Marcus Vinícius (PODE) pelos serviços prestados à população conquistense: “O senhor vem realizando serviços importantes em nossa cidade, não só na delegacia, mas também defendendo o povo nessa Casa legislativa”.
Testes de Covid - Em seguida, Chico Estrella esclareceu questões levantadas em discursos proferidos pelos colegas vereadores acerca de vários temas. Sobre a abordagem feita pelo vereador Andreson Ribeiro (PT) em relação à demora nos resultados dos testes da Covid-19, disse que os testes realizados na cidade demoram 48h, e os que vão para Salvador, de 14 a 15 dias. A respeito da falta de médicos, disse que a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, explicou que está sendo feita uma seleção e já conta com 14 médicos inscritos. Segundo o vereador, os médicos não querem sair dos consultórios para receber o salário pago pela prefeitura.
Leitos de Covid - Em relação aos leitos de Covid em Conquista, Chico explicou que os 40 leitos clínicos e 10 de UTI da Santa Casa eram pagos pelo Governo Federal, mas desde o dia 20 de abril de 2020 o município não recebe mais o repasse”. Segundo ele, a prefeitura banca os 40 leitos com recursos próprios para atender toda a microrregião. “A secretária Ramona contatou diversos municípios pactuados para ajudar na manutenção desses leitos e nenhum quis ajudar. Ela fez, ainda, um estudo por leitos ocupados por conquistenses, e constatou que desses 40 leitos clínicos, apenas nove estão ocupados por conquistenses”, relatou, informando que o município paga ainda que os leitos não estejam ocupados, porque foram contratados para essa finalidade.
Emendas Impositivas - O parlamentar falou, ainda, sobre a dificuldade de cumprimento das emendas impositivas citadas e cobradas pelo colega Fernando Jacaré (PT), e disse que também estará cobrando do Executivo a execução dessas emendas.
Vacinação de Policiais - Ao questionamento do vereador Subtenente Muniz (Avante) sobre a vacinação dos policiais, disse que tudo vem estabelecido em nota fiscal enviada pelo Governo do Estado e que por isso não se pode culpar o município, mas que passaria ao vereador uma cópia da nota com as porcentagens de doses para cada categoria.
Leilão do Deserg - Aproveitou o discurso para parabenizar o coordenador do Derserg, Lucas Batista, pelo leilão de veículos, máquinas e equipamentos realizado pelo órgão, arrecadando quase R$ 1 milhão.
Por fim, o vereador dirigiu-se ao colega Augusto Cândido (PSDB) dizendo tê-lo em autoestima. “Poderíamos fazer um comparativo do que deve ser credibilidade”, afirmou, comparando a quantidade de votos que cada um teve nas últimas eleições. Disse que o colega [Augusto Cândido] é um bom médico, assim como ele [Chico] teria sido o melhor goleiro da região, e declarou: “Nada tenho contra o seu irmão [Esmeraldino Correia], mas parente nenhum meu terá emprego na prefeitura enquanto eu for vereador”, ressaltou, acrescentando: “Em termos de credibilidade, o seu irmão teve 2.800 votos para deputado e o meu candidato teve 10 mil votos na cidade, realmente não podemos comparar”.