Imagem Movimento Lactantes pela Vacina cobra imunização de gestantes e lactantes em Vitória da Conquista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia

28/05/2021 10:00:00

Representante do Movimento Lactante pela Vacina, Viviane de Oliveira Cruz Sobrinho usou a tribuna livre da Câmara Municipal, na Sessão Ordinária desta sexta-feira, 28, para tratar da vacinação contra a Covid-19 para gestantes, puérperas e lactantes do município. Ela disse que acredita na ciência e lembrou que a amamentação deve ser exclusiva até seis meses de vida e atende as necessidades da criança, independente da idade de vida dela.

O Movimento Lactante pela Vacina nasceu em Salvador e está presente em vários estados. “Em Conquista, o movimento começou no dia 24 de maio, porque no município  a vacinação para gestantes e puérperas e lactantes ainda não começou”. Segundo ela, já são mais de 180 mulheres organizadas em um grupo de WhatsApp e mais de 1.100 assinaturas em um abaixo-assinado virtual. Lembrou que hoje é Dia Interacional da Saúde da Mulher e Combate à Mortalidade Materna e relatou as causas dessas mortes: “Quantas mulheres grávidas foram testadas com a Covid e não conseguiram se curar, vindo a óbito? mais de 10% resultaram em morte materna”, lamentou.

Viviane relatou, ainda, que no último ano a Covid ultrapassou os casos de mortes de mulheres grávidas em relação a outras doenças, como pré-eclâmpsia e nascimento prematuro, e relatou que venceu a Covid aos cinco meses de gestação. Outro assunto levantado por ela foi o afastamento da gestante no trabalho presencial sem prejuízo salarial. “O Ministério da Saúde emitiu nota técnica incluindo as gestantes e lactantes no grupo de prioridades, mas em Conquista até agora nada”, falou, lembrando que a Anvisa suspendeu a vacinação da AstraZeneca para gestantes, mas que as lactantes podem tomar.

Por último, relatou que em nota técnica, o Ministério da Saúde manteve a vacinação de gestante com comorbidade. “20 dias após o início da vacinação para gestantes e lactantes, e Conquista não chamou ninguém. Após cobranças, a prefeitura se pronunciou em nota, dizendo que as doses de Coronavac acabaram, porém o segundo grupo de lactantes pode tomar qualquer vacina. Finalizou dizendo que é preciso pontuar que os anticorpos garante a proteção de duas pessoas com uma mesma vacina.

“O Estado da Bahia foi pioneiro em colocar gestantes na lista. Precisamos ressaltar que lactantes devem se vacinar com qualquer vacina, inclusive a astrazeneca”. Finalizou pedindo o cumprimento do Plano Nacional de Vacinação em Vitória da Conquista.