O vereador Alexandre Xandó (PT) iniciou o pronunciamento na sessão realizada de forma virtual na manhã desta quarta-feira, 12, para falar da audiência pública realizada na noite de terça-feira, 11: “Foi uma audiência que contou com a representação dos produtores de audiovisual, teatro, músicos, mixadores, Conselho de Cultura e o secretário Municipal de Cultura, Adriano Gama. Foi uma audiência muito boa, em que o nosso mandato cobrou que além do Fundo Municipal de Cultura, a prefeitura destine também verbas da secretaria, que seriam da cultura, para ajudar a esses profissionais”, disse.
Xandó lamentou a fala do secretário Adriano Gama, durante a audiência: “Ele vinha se pronunciando muito bem até que disse: ‘Eu dou um conselho a vocês, arregacem as mangas e trabalhe, reinvente, lute. Quer dizer, é orgulho passar o chapéu no metrô de Londres, passar no metrô dos Estados Unidos, você tocar, se apresentar, por que não em Conquista? Por que não na feira do Patagônia? Vamos sobreviver, você tem garra, você tem talento, você tem raça’”. Em seguida, pediu retratação pública por parte do secretário, em respeito à categoria.
O parlamentar citou ainda a mudança de lado do colega vereador Chico Estrella (PTC): “Imagino, vereador Nelson, você e tantos outros que fizeram campanha árdua para eleger Herzem Gusmão, ter que acordar com a notícia de que um dos seus opositores mais ferrenhos agora é o seu líder do Governo”, disse, e completou, “Imagino vereador Augusto, o senhor, que é irmão do ex-secretário de Educação, que tanto foi atacado por Chico, agora ter que se submeter a sua liderança. Imagino a situação do vereador Bibia que nesses quatro meses de sessões foi provocado inúmeras vezes por Chico Estrella sobre suas bases na Zona Rural, e agora ter que estar lado a lado”.