Imagem Xandó relata reunião com Simmp e Secretaria de Cultura do município

Xandó relata reunião com Simmp e Secretaria de Cultura do município

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

28/04/2021 10:05:00


O vereador Alexandre Xandó (PT) iniciou o seu pronunciamento na Sessão Ordinária realizada de forma virtual na manhã desta quarta-feira, 28, reivindicando melhorias na educação municipal: “Nós da Bancada de Oposição tivemos uma reunião com o Simmp, na qual nos foi apresentada uma pauta importante de reivindicações”. Ele explicou que dentre as reivindicações estava o corte adicional nos salários dos professores da Zona Rural. “A categoria não quer aumento de salário, quer apenas a reposição salarial tirada na gestão de Herzem Gusmão”, completou, afirmando que “a tabela de progressão de carreira foi achatada. O município de Conquista está na ilegalidade e o secretário de Educação, Edgard Larry, precisa manter o diálogo e rever essa situação”.

Xandó também citou a situação das monitoras de creches, principalmente das anteriores ao concurso: “Profissionais que participaram da educação de várias pessoas estão em desvantagem e não tinha concurso para a área na época. Se trabalham no mesmo setor, na mesma área, não tem porquê haver diferença no salário”.

Investimentos na cultura – Sobre a cultura local, o parlamentar contou que participou de uma reunião com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e com o Conselho Municipal de Cultura: “Precisamos tomar providências urgentes. Aprovamos uma indicação de um projeto de auxílio emergencial para os profissionais da cultura e o secretário disse que não recebeu. Ou a Casa não está mandando ou o Gabinete Civil não está repassando aos setores responsáveis”, disse. 

O parlamentar relatou ainda que durante a reunião foi informado que está previsto um edital de fomento à cultura para junho, e demonstrou sua preocupação. “Se tiver caráter junino muitos artistas ficarão de fora”. Segundo o parlamentar, foi assegurado pelo secretário de Cultura, Adriano Gama, que o edital será amplo, para que todos sejam contemplados. 

O vereador cobrou investimentos com recursos do Fundo Municipal de Cultura, e disse que “ano passado, a SECTE não gastou um centavo do recurso próprio. A prefeitura está remanejado esse recurso. Temos que nos atentar para que movimentações como essa, que reduz os recursos da cultura, não aconteçam”. 

Por fim, o parlamentar citou a Guarda Municipal: “Os agentes que não foram para a Guarda estão na incerteza e peço aos vereadores, que na gestão passada aprovaram a lei, que não recuem agora, porque os agentes que não quiseram ir para a Guarda não podem ser remanejados sem um diálogo”, finalizou.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30