Imagem Vereadores debatem propostas de fomento e valorização ao ciclismo em Vitória da Conquista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaLuciano GomesAlexandre Xandó Orlando FilhoRicardo Babão

19/04/2021 22:21:00

Durante a audiência pública a respeito do ciclismo em Vitória da Conquista, promovida pela Câmara Municipal na noite desta segunda-feira, 19, por iniciativa do mandato do vereador Ricardo Babão (PCdoB), os parlamentares debateram propostas de fomento e valorização do ciclismo no município.

Grande desafio - O vereador Alexandre Xandó (PT) destacou a mobilidade urbana como um grande desafio para a atual gestão. Ele chamou atenção para a manutenção desses espaços, ressaltando a falta de sinalização horizontal e vertical em Vitória da Conquista.

Xandó destacou o uso da bicicleta como meio de transporte entre os trabalhadores da construção civil. "Eles estão usando a bicicleta nem sempre por escolha, mas por falta de opção. Nós precisamos atender a demanda que essas pessoas trazem, entendendo que as ciclovias atendem atletas e precisam atender também esses trabalhadores e trabalhadoras", afirmou o vereador.

Xandó cobrou ainda a instalação de bicicletários em pontos estratégicos da cidade para estimular o uso desse meio de transporte e retirar de circulação parte dos carros que trafegam pelas ruas da cidade.

Dificuldades – O vereador Luciano Gomes (PCdoB) disse que os recursos para o esporte ainda são escassos e que, muitas vezes, o vereador consegue o recurso, mas encontra dificuldades para conseguir aplicar. “Mesmo tendo o dinheiro nós temos dificuldade de fazer esse dinheiro ser aplicado. Hora por falta de vontade, hora por dificuldades para conseguir terrenos”, disse ele.

Ainda em seu pronunciamento, Gomes deixou o seu mandato à disposição dos ciclistas para auxiliar no que for preciso. “Quero deixar nosso mandato à disposição, como sempre esteve”, disse ele.

Futuro da mobilidade urbana - Para o vereador Orlando Filho, o ciclismo é o futuro da mobilidade urbana e, nesse sentido, as cidades precisam se adaptar para esse modal de transporte, que favorece o meio ambiente e os seus adeptos.

Orlando agradeceu as propostas apresentadas e afirmou que elas precisam ser acolhidas pelo Poder Público, na fomentação de novas políticas. O vereador chegou a sugerir a ampliação desse debate em escolas da cidade, estimulando o uso de bicicletas entre os mais jovens.

Orlando parabenizou o vereador Ricardo Babão por essa iniciativa e colocou o mandato à disposição para o fortalecimento do ciclismo e ampliação das ciclovias e ciclofaixas de Vitória da Conquista.