Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresNotíciaLuis Carlos DudéValdemir DiasEdjaime Rosa - Bibia
19/03/2021 11:00:00
O presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), e os líderes das bancadas de Situação e Oposição, respectivamente, Edijaime Rosa Bibia (MDB) e Valdemir Dias (PT), participaram junto com a prefeita Sheila Lemos (DEM) de uma coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira, 19, no Gabinete Civil. Na oportunidade foram feitos os pronunciamentos sobre a morte do prefeito Herzem Gusmão Pereira (MDB), ocorrida na noite de quinta-feira, 18, no Hospital Sírio Libanês-SP, onde o gestor estava internado.
Sheila Lemos demonstrou consternação e tristeza com a morte de Herzem, aos 72 anos, e deu detalhes de como se dará o velório e sepultamento, que acontece neste sábado. “Herzem deixou um grande legado para a nossa cidade e vamos continuar trabalhando para que Vitória da Conquista continue avançando”.
O presidente do Legislativo Municipal se emocionou ao relembrar a trajetória de Herzem Gusmão. Ele relembrou as oportunidades e conselhos que recebeu do amigo, comunicador e político durante anos: “Sou do rádio, sou radialista, estou vereador, estou presidente da Câmara e tudo pelas mãos de Deus e depois pelo incentivo de Herzem”. Dudé lembrou da paixão de Herzem pela cidade. “Essa perda não é só para Vitória da Conquista. Perde a Bahia e perde o Brasil, pois ele era um líder incontestável”, afirmou.
Dudé falou também da possibilidade de a Estação de Transbordo receber o nome do prefeito. “Esse é um momento de muitas homenagens. O projeto para dar o nome de Herzem ao terminal já está na secretaria da Casa e entrará em votação na Sessão Ordinária da próxima quarta-feira, 24”.
O parlamentar fez um pequeno relato sobre a trajetória politica de Herzem, que vem desde a década de 70. “Ele deixa um legado de esperança com a frase: Deus no comando e ânimo que tudo vai dar certo”, concluiu.
O vereador e líder da Bancada de Oposição, Valdemir Dias, lembrou o quanto o prefeito lutou: “Ele lutou muito, com muita fé. A gente sempre via que ele lutava bravamente pela vida. Mas infelizmente esse vírus tem trazido muito luto, muita dor para a população conquistense, baiana, brasileira e do mundo”, lamentou Dias, solidarizando-se com a família, correligionários e amigos do prefeito. “Herzem era um conquistense apaixonado pela sua cidade, e deixa o seu legado”.
Para o líder da Situação, vereador Edjaime Rosa Bibia, Herzem foi um exemplo para todo o país. “É uma perda irreparável para a nossa cidade, um prejuízo enorme, perdemos um grande homem e um grande líder”, disse.
O velório acontece a partir do meio dia de sábado, 20, no Espaço de Eventos Mediterrâneo, localizado no bairro Boa Vista. Será aberto apenas aos familiares, imprensa e amigos próximos. O enterro será no cemitério da saudade, no jazigo da família Gusmão, com a presença dos familiares.