Imagem Campanha da Fraternidade 2021 é tema de Sessão Especial na Câmara

Campanha da Fraternidade 2021 é tema de Sessão Especial na Câmara

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão EspecialNotíciaLuis Carlos DudéAlexandre Xandó Orlando Filho

24/02/2021 11:12:00

Na manhã desta quarta-feira, 24, a Câmara Municipal promoveu uma Sessão Especial para debater a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, que tem como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”. Além dos vereadores, participaram da sessão o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva, e o assessor de pastoral da Arquidiocese, Diácono Luciano Lima Santana. A sessão foi realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), devido ao protocolo de segurança da Covid19.

Presidente do Legislativo Municipal, o vereador Luís Carlos Dudé (MDB) falou da importância da sessão e do tema deste ano, que traz o diálogo como um compromisso de amor. Segundo ele, a Campanha da Fraternidade desempenha um papel de excelência  junto a comunidade e reforçou a importância da união no enfrentamento da pandemia que está afetando o mundo inteiro.

Uma vida com mais fraternidade e amor – O Arcebispo Metropolitano Dom Josafá Menezes relatou sua satisfação em participar da Sessão Especial. Ele fez um breve relato sobre a história das Campanhas da Fraternidade que teve início em 1962,  ininterruptamente. Explicou que se trata de uma campanha nacional que perdura por todo o período da quaresma e segue até a páscoa. “A partir de 1973, deu-se início a uma nova fase da temática, quando passaram a ser abordados temas de promoção da justiça com relevância para todo o país”, disse, citando temas voltados à saúde e à violência. Segundo ele, muitas ações relacionadas aos temas foram se concretizando em todo o país, a exemplo da Pastoral da Mulher, Pastoral da Criança, abrigos para idosos e tantas outras ações. Finalizou lembrando que “ações como a Campanha da Fraternidade devem transcender os limites da igreja e desejando uma vida em abundância a todos os povos”.

“Somos todos irmãos” – O assessor de Pastoral da Arquidiocese de Vitória da Conquista, Diácono Luciano Santana, destacou que a Campanha da Fraternidade deste ano conscientiza a população para a necessidade da união. “Somos todos irmãos”, lembrou ele. O diácono defendeu a união com o poder público na busca de soluções para diversos problemas e situações de violência. “Que pudéssemos, junto com o poder público, buscar alternativas e soluções para os diversos problemas. Pessoas em situação de vulnerabilidade, que estão à margem dos processos de inclusão social”, disse Luciano, defendendo uma ação concreta da Campanha da Fraternidade. “Essas realidades não podem ser ignoradas”, finalizou.

Unidade e amor – Pastor da Igreja Videira, o vereador Orlando Filho (PRTB) parabenizou a todos os envolvidos na campanha, em especial, à Igreja Católica representada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Orlando afirmou que a proposta da sessão da Campanha da Fraternidade é muito pertinente, significativa, importante e positiva para os tempos atuais. “Quero parabenizar a Igreja Católica de todo o Brasil. Quero destacar que a maior proposta de benção de Jesus em toda a terra é a unidade e o amor”, disse. Ele também se dispôs a participar desse fórum de debates, e disse que hoje está como vereador do município, mas já esteve, por 15 anos, como presidente da Associação Evangélica de Vitória da Conquista. Por fim, pediu que todos possam ser propagadores de boas notícias e de positividade.

Papel de transformação social - O vereador Alexandre Xandó (PT) parabenizou a Igreja Católica por seu papel de transformação social, evidenciando a importância da Campanha de Fraternidade na promoção de debates que potencializem o combate à intolerância religiosa, o respeito à diversidade e o enfrentamento aos diversos tipos de preconceitos. Nesse sentido, Xandó ressaltou alguns pontos da Campanha da Fraternidade, entre elas, a superação da violência contra a mulher, o racismo e a unidade integrativa em busca do bem comum. Em tom ecumênico, o vereador afirmou que o Evangelho é a força de Deus para derrubar muros e que, constituído por essa consciência, a sociedade terá condições de superar desafios impostas a ela, como a pandemia da Covid-19.

Março 2024