Imagem Xandó se declara da Oposição e faz discurso inclusivo a todas as causas e classes sociais

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

05/02/2021 10:35:00

O vereador Alexandre Xandó (PT), em seu discurso inicial na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, na sessão ordinária realizada de maneira híbrida nesta sexta-feira (05), destacou a sua emoção de estar na Casa como representante eleito das causas sociais e do povo de Vitória da Conquista. “Minha saudação será, inicialmente, ao povo de Vitória da Conquista. O povo que nos deu 2.932 votos, que nos fez o segundo vereador mais votado desta cidade. O vereador mais jovem dessa legislatura”, afirmou.

O vereador também agradeceu e manifestou a alegria pelas diversas causas e classes sociais que o apoiaram. “Hoje é um dia de vitória, dia de alegria  para os movimentos sociais que são tão criticados e criminalizados. Hoje é um dia de alegria para a juventude, para o povo do axé, para o povo do candomblé e da umbanda; para os travestis, transexuais, bissexuais, lésbicas e gays dessa cidade”, disse Xandó.

Ainda, destacou a sua participação na causa antirracista: “Hoje é um dia de alegria e de resistência do povo preto, que confiou a esse cidadão branco que se soma na luta antirracista para lhe representar”.

O edil destacou, ainda, um requerimento apresentado pelo seu mandato, referente à presença de intérpretes em espaços públicos municipais. “Apresentamos já no primeiro dia um requerimento, nesta Casa, aonde nós já temos uma lei aprovada de que nos espaços públicos devemos ter intérpretes de libras”, disse o vereador. “Infelizmente, hoje, a população surda da nossa cidade não pode entender o que estamos falando porque não há um intérprete”, completou Alexandre Xandó.

O vereador ainda reforçou o pedido à presidência da Casa e à Mesa Diretora: “Neste sentido, eu reforço o pedido para que tenhamos, com urgência, intérprete em libras, uma proposta, uma vitória do vereador Adinilson aqui nesta Casa, constantemente, e não apenas em sessões especiais”, afirmou o petista.

Ainda em sua fala, Xandó também anunciou que irá apresentar propostas de leis referentes à inclusão de cotas nos concursos públicos municipais da cidade: “Iremos apresentar uma proposta de lei para que tenhamos cotas nos concursos municipais de Vitória da Conquista. É preciso ter cotas raciais, porque quando observamos os altos cargos do serviço público, é majoritariamente da população branca”, disse o parlamentar.

Por fim, o vereador Alexandre Xandó reafirmou seu papel como oposição nesta legislatura. “Quero aqui por fim demarcar que faço parte da oposição, de uma oposição que não vai se curvar”, finalizou.

Maio 2024