Imagem Bancada de Oposição se reúne com Simmp e garante apoio aos trabalhadores da educação

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaValdemir DiasMárcia Viviane Alexandre Xandó Chico EstrellaRicardo Babão

04/02/2021 12:04:00

Na manhã desta quinta-feira, 4, a Bancada de Oposição da Câmara Municipal se reuniu com a diretoria do Sindicato do Magistério Municipal Público (Simmp) para ouvir as demandas dos trabalhadores da Rede Municipal de Educação. O presidente da bancada, Valdemir Dias (PT), e os vereadores Alexandre Xandó (PT), Chico Estrella (PTC), Ricardo Babão (PCdoB) e Viviane Sampaio (PT) participaram da reunião.

O sindicato pediu apoio na busca de melhorias das condições de trabalho dos servidores da Educação Municipal, como, por exemplo, a correção de perdas salariais, melhorias no Plano de Carreira e na aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

De acordo com a direção do Simmp, o Executivo Municipal já está se movimentando para determinar o retorno das aulas presenciais nas escolas do município. O sindicato entende a necessidade da volta às aulas, mas pede que todos os trabalhadores das escolas recebam a vacina para evitar a proliferação da Covid-19 na categoria, o que poderia gerar retrocessos no processo de retomada da rotina escolar.

Foi apresentada também uma queixa de que a prefeitura não ofereceu recursos tecnológicos ou formação para que os professores dessem aulas pelo sistema remoto no ano letivo de 2020, de modo que os professores precisaram utilizar os seus próprios recursos (computadores, smartphones e conexão à internet com a qualidade necessária para as videoconferências) para ministrarem as aulas.

A Bancada de Oposição garantiu à categoria atenção às pautas apresentadas e apoio na defesa da Educação Pública Municipal. "Estamos à disposição de vocês", assegurou Valdemir Dias.