Imagem Viviane denuncia desmonte e retrocesso no Sistema Único de Saúde

Viviane denuncia desmonte e retrocesso no Sistema Único de Saúde

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane

09/12/2020 10:05:00

Em sua fala na sessão ordinária desta quarta-feira (09), a vereadora Viviane Sampaio (PT) destacou pautas relacionadas à saúde, principalmente ao Sistema Único de Saúde (SUS) e políticas nacionais de saúde.

A vereadora iniciou seu discurso reafirmando os cuidados que ainda devem ser mantidos em relação aos protocolos de saúde e segurança para prevenção à Covid-19. “Quero dizer que embora estejamos retornando às sessões presenciais, não devemos nos descuidar dos protocolos de combate e prevenção da Covid-19”, afirmou, acrescentando a necessidade de adoção das medidas de segurança cabíveis contra a doença, pois já existe um alerta da Secretaria de Saúde do Estado sobre uma segunda onda que pode levar a um colapso da saúde.

A parlamentar aproveitou para criticar as políticas públicas de saúde, principalmente as relacionadas ao Sistema Único de Saúde. “Quero denunciar o desmonte que o SUS vem sofrendo no Governo do presidente Jair Messias Bolsonaro, a exemplo da saúde mental, com diversas portarias sendo revogadas”, disse Viviane.

Viviane Sampaio também criticou as políticas relacionadas às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) no Sistema Único de Saúde e ao tratamento que o tema tem recebido do Governo Federal. “Quero lamentar também o retrocesso das políticas de DSTs (HIV/AIDS) no SUS. É de lamentar o que tem acontecido com o SUS em nosso país.”, afirmou a vereadora.

“Quero registrar aqui que estaremos juntos lutando por essas políticas para que elas sejam revertidas em políticas estaduais e municipais, para dar mais apoio à população que necessita do uso do Sistema Único de Saúde”, completou.

Por fim, a vereadora destacou os mil dias completados desde o assassinato da vereadora Marielle e do motorista Anderson Gomes, ainda sem muitas respostas sobre o caso.

Live Online
 PodCast

RÁDIO CÂMARA: #AUDIOCAST - Vozes Empoderadas - EP08 - A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Veja mais episódios