Imagem Vereadores lamentam mortes provocadas pela Covid-19 e comemoram nota de 5,6 do Ideb

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaNotícia

16/09/2020 00:00:00

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 16, através do Sistema de Deliberação Remota – SDR, mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Dentre os assuntos tratados, os vereadores lamentaram o crescente número de casos confirmados e de mortes pela Covid-19 no município, além da falta de medicamentos básicos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os parlamentares destacaram também melhorias no sistema de esgotamento sanitário no bairro Lagoa das Flores, no Distrito de José Gonçalves e nos povoados de São Sebastião, Choça e Chácaras Guarani, bem como na rede de distribuição de água em Cachoeira das Araras e região, e na BA-639, que liga os povoados de Capinal e Limeira.

Cobranças - O secretário de Mobilidade Urbana, Jackson Yoshiura, também foi citado na sessão. Os vereadores alegaram que ele não cumpre as indicações para patrolamento, implantação de redutores de velocidade, entre outras, e aproveitaram para cobrar mais atuação da pasta.

Ideb – Durante a sessão, os parlamentares comemoraram a nota de 5,6 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), obtida pelo município, e afirmaram que essa é uma vitória de todos os professores e profissionais da educação.

Iluminação pública -  A iluminação pública da cidade é outra pauta que fez parte das discussões. Alguns edis acreditam que o serviço tem sido realizado com bastante atenção pela secretaria competente. Citaram também diversas melhorias realizadas no Bairro Guarani nos últimos anos.

Requerimento - O requerimento 131/2020, que solicita ao prefeito explicações acerca do processo administrativo contra o senhor Camilo Moreira dos Santos, por descumprimento de contrato no transporte escolar do distrito de Pradoso, também foi questionado pelos parlamentares durante a sessão.

Obras de infraestrutura – Os debates foram marcados também por cobranças para ampliação de obras de infraestrutura nos bairros periféricos e na zona rural de Vitória da Conquista, especialmente nos loteamentos Jardim Guanabara, Porto Seguro, Conquistense e Vila Marina.

Limpeza – Houve ainda denúncia de acúmulo de lixo em diversas localidades da cidade, e pedido de fiscalização e limpeza por parte da Prefeitura Municipal para evitar a proliferação de animais peçonhentos e insetos, além do aumento de doenças como dengue, zyka e chikungunya, transmitidas pelo mosquito aedes aegypti.

Mulher na política - Ainda, nesta sessão, foi destacada a importância da participação das mulheres na política, principalmente pelas suas qualificações e competências que contribuem para a validação de sua representatividade no poder público.

Maio 2024