Imagem Câmara e Prefeitura se reúnem para prestação de contas do combate ao novo coronavírus

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaValdemir DiasMárcia Viviane Nildma RibeiroComissão Especial de Enfrentamento à Covid-19

02/06/2020 18:42:00

Na tarde desta terça-feira (02), representantes da Câmara Municipal, da prefeitura e convidados de algumas entidades como o Sinserv, o Conselho Municipal de Saúde e Conselho Tutelar, se reuniram virtualmente para uma prestação de contas, por parte do Executivo Municipal, das ações feitas pelo município no combate ao novo coronavírus em Vitória da Conquista.

Pela Câmara, estiveram presentes no encontro virtual a presidente da Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19, Nildma Ribeiro (PCdoB), e os vereadores Valdemir Dias (PT) e Viviane Sampaio (PT). Como representantes da prefeitura estiveram os secretários Kairan Rocha (de Administração), Mirlayne Ferraz (de Transparência) e Ramona Cerqueira (de Saúde), além do diretor-administrativo da Secretaria de Saúde, Diêgo Gomes, e o procurador Gabriel Silveira Martins.

Durante a reunião, a vereadora Viviane Sampaio cobrou uma ação mais enfática da prefeitura para os trabalhadores que estão na linha de frente do combate à doença, como o pagamento da insalubridade, suspenso já desde março, e sugeriu que o Executivo destinasse um valor mensal como auxílio emergencial a esses profissionais. "Mais de 70 dias de pandemia e nada foi feito pela prefeitura, é necessária uma maior celeridade nessas ações", disse.

O diretor-administrativo da Secretaria de Saúde, Diêgo Gomes, listou as quantias destinadas pelo município ao enfrentamento à doença. Diêgo relatou um investimento de aproximadamente R$ 1,8 milhão para a compra de materiais de proteção e higiene além de testes rápidos da doença. A prefeitura também investiu R$ 4,5 milhões na contratação de funcionários e para a implementação do Centro de Combate à Covid-19.

Ainda foi listadas verbas vindas do Governo Federal (R$ 7 milhões), de emendas parlamentares dos deputados federais Waldenor Pereira (PT) e João Roma (Republicanos) - ambas de R$ 3,5 milhões - e outros R$ 150 mil reais do Ministério Público do Trabalho.

A lista completa dos investimentos da prefeitura pode ser conferida clicando aqui*.

Março 2024