Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaCoriolano MoraesPT
24/04/2020 16:08:00
Na sessão da Câmara de Vereadores desta sexta-feira (24), realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Professor Cori (PT) afirmou que não se pode simplificar o debate sobre o enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus. Para ele, o foco principal é preservar a vida e as garantias de acesso ao atendimento no sistema de saúde. “A partir daí, busca-se recuperar a economia por meio de investimentos maciços a serem feitos pelo poder público, e sempre que possível, em parceria com a iniciativa privada”, falou.
O parlamentar ressaltou que é preciso “debater de forma responsável o retorno do funcionamento do comércio de Vitória da Conquista para que haja o planejamento das atividades comerciais e industriais, com todos os cuidados necessários para não colocar em risco a vida”. Ele condicionou a reabertura à existência de uma estrutura de retaguarda com disponibilidade de leitos de UTI, respiradores mecânicos, quantidades de testes suficientes e com profissionais devidamente treinados.
O edil também defendeu um plano de emergência, “amplamente discutido e construído com técnicos e especialistas, de forma a garantir a saúde humana”. De acordo o vereador, “todos esses cuidados requerem responsabilidade econômica aliada à responsabilidade social”. Ele destacou que é preciso assegurar o distanciamento social e o isolamento de grupos de risco, além de evitar aglomerações. O vereador falou da possibilidade de funcionamento das atividades em dias alternados, com a disponibilização de materiais de higiene para trabalhadores e consumidores.
“Em um país que já vinha sendo gravemente afetado pelo alto número de desempregados. e trabalhadores informais, sem direitos, o impacto econômico adicional provocado pelo coronavírus tem sido brutal. Também fica evidente que não é possível proteger a saúde da população e conter a transmissão de coronavírus no Brasil sem garantir um nível de funcionamento da economia que assegure renda para a população”, alertou o parlamentar.
Em sua fala, Cori ainda cobrou da Prefeitura Municipal a continuidade dos pagamentos de salários dos servidores sem quaisquer cortes no primeiro quadrimestre de 2020. Ele ressaltou que a solicitação oficial de seu mandato foi subscrita pelos demais vereadores.
Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.