Imagem Viviane Sampaio destaca atuação da Câmara no combate à Covid-19

Viviane Sampaio destaca atuação da Câmara no combate à Covid-19

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane

22/04/2020 14:03:00

A vereadora Viviane Sampaio (PT) destacou na sessão ordinária desta quarta-feira, 22, realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), a atuação da Câmara Municipal nas ações de combate à pandemia do coronavírus. Ela disse que a Casa não entrou em quarentena, ao contrário, criou a Comissão Especial de Combate à Covid para sugerir ações sanitárias e econômicas, enviou documento ao Comitê de Crise com várias sugestões e solicitando a participação da Casa no comitê. “É importante a participação da Casa para juntos pensarmos em alternativas para vencer a pandemia”, afirmou.

Segundo a vereadora, hoje a preocupação maior é com a questão da saúde, com o gerenciamento da crise. “Vivemos um momento delicado, o secretário de saúde se afastou por problemas pessoais, o Plano de Enfrentamento à Covid-19 continua em análise, em consulta pública, a prefeitura recebeu, no dia 9 de abril, R$ 7 milhões do Governo Federal, como será a aplicação desses recursos, precisamos de respostas do presidente do Comitê de Crise”, cobrou, acrescentando a necessidade de ações específicas de combate ao novo coronavírus na zona rural, entre a população carcerária, e em outras situações. “A nossa zona rural é muito extensa, tivemos um caso de Covid-19 de um servidor da unidade de saúde da Roseira e até agora não foi colocado outro para substitui-lo, precisamos cobrar mais”.

Outro ponto abordado por Sampaio foi a ameaça de corte dos 20% de incentivo dos professores da zona rural. Ela disse que o edital 004/2017 não está sendo cumprido, houve corte nos contratos e que os professores que tinham 20 horas e ampliaram para 40, mais a regência, os quais estão com o vencimento básico, e que muitos desses trabalhadores são arrimo de família. “Precisamos ver com a prefeitura a melhor forma de não impactar a vida dos servidores, sugerimos a liberação de auxílio da prefeitura para as famílias carentes, por isso entendemos que a Câmara tem que participar do Comitê de Crise para somar forças a fim de que Conquista saia da crise de forma mais amena”.

A vereadora aproveitou para parabenizar os profissionais de saúde que estão na linha de frente do atendimento aos pacientes, e pedir aos deputados que aprovem o projeto de definição de carga horária dos enfermeiros, pois esse é o momento de valorizar esses profissionais.

Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.