Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaNotícia
01/04/2020 10:00:00
A Câmara Municipal retomou as sessões nesta quarta-feira (01), suspensas desde o dia 18 de março como medida de prevenção à covid-19. Durante a sessão, os vereadores aprovaram a implantação de um sistema de deliberação remota (SDR), Projeto de Resolução 01/2020. A medida foi tomada como prevenção ao coronavírus, pois permite a discussão e votação de matérias de forma virtual, sem a presença física dos vereadores. A Câmara segue o exemplo da Assembleia Legislativa, que está realizando as discussões e votações de forma remota.
A Casa também iniciou o debate sobre o projeto lei que autoriza o Executivo a declarar calamidade pública para fins de prevenção e enfrentamento à epidemia causada pela covid-19. A proposta foi lida e segue para avaliação de comissões.
Os parlamentares ainda aprovaram moção de pesar pelo falecimento de Elisabete Reis Ribeiro Lima, aos 67 anos, ocorrido no dia 29 de março. Ela é mãe da vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB).
O presidente da Casa, Luciano Gomes (PL), destacou a importância da declaração de calamidade para o município, tendo em vista o surgimento de um caso na cidade e a possibilidade de outros, e voltou a enfatizar a importância do isolamento social. “Fizemos uma sessão hoje para a leitura e aprovação das medidas emergenciais, e também para nos organizarmos para as sessões virtuais que acontecerão a partir de sexta-feira, 03, mas volto a pedir as pessoas que se mantenham em casa, vamos nos unir para combater esse vírus que infelizmente tem ceifado vidas no mundo inteiro. Vamos nos proteger e proteger os nossos familiares”, disse.
A próxima sessão será realizada na sexta-feira (03), já de forma virtual.