Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia
01/11/2019 10:00:00
Durante a Sessão Ordinária desta sexta-feira. 01, o líder comunitário Wesley Chaves de Brito, coordenador do movimento Amigos da Cidadania, usou a tribuna livre para falar dos problemas relacionados à saúde e ao transporte público da Zona Norte de Vitória da Conquista.
Wesley falou sobre a situação atual de alguns postos de saúde, como o do bairro Aparecida, cuja geladeira onde ficam as vacinas está quebrada há meses. A unidade do bairro Guarani estaria há um ano e 4 meses com o aparelho odontológico quebrado. Ele também criticou a situação da unidade de saúde da Lagoa das Flores, que, segundo ele, apresenta problemas de acessibilidade para deficientes e idosos.
O líder comunitário fez um pedido à Secretaria Municipal de Saúde para trabalhar mais em prol da saúde do município e afirmou que o secretário nunca está disponível para a população; enquanto isso, existem solicitações de exames que há anos não podem ser realizadas.
O coordenador do Amigos da Cidadania criticou a gestão municipal por estar dedicando 88% dos recursos da atenção básica para pagamentos de funcionários – de acordo com dados do Portal da Transparência – enquanto apenas 12% são destinados realmente às unidades de saúde do município.
Com relação ao transporte público, Wesley afirmou que as linhas de ônibus que atendem os bairros da Zona Norte não atendem a população como deveriam e algumas não estão mais em circulação, e afirmou que a região é esquecida, não tendo nem placas de localização, como nas demais áreas da cidade.