Salomão denuncia retirada de animais do pátio do Hiper Bompreço
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaDavid SalomãoPRTB
16/10/2019 10:55:00
Na sessão desta quarta-feira (16), o vereador David Salomão (PRTB) criticou a retirada de cães em situação de rua que estavam no pátio do Hiper Bompreço. Para ele, “um fato lamentável”. Salomão explicou que um casal testemunhou a situação: uma empresa, com funcionários uniformizados, recolheu os cachorros, que estavam “visivelmente dopados”, e colocaram numa espécie de jaula. O mesmo casal descobriu que a empresa atua no controle de pragas.
Ele afirmou que toda a sociedade é obrigada, por lei, a respeitar a flora e a fauna brasileiras. O vereador evocou a Constituição Federal, artigo 225, parágrafo terceiro, que dispõe: “As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”.
Para Salomão, “só num lugar onde não há lei” acontece algo assim. “É obrigação do poder público o Centro de Controle de Zoonoses”, disse. Mas, segundo David, essa não é uma preocupação do prefeito. Ele lembrou que o gestor busca a provação de um empréstimo junto à Caixa no valor de R$ 100 milhões. “Quanto [tem] para a saúde em Vitória da Conquista e quanto para construir o Centro de Controle de Zoonoses?”, questionou. De acordo com David, a prefeitura tem recursos, mas vem utilizando numa “farra” de altos salários para “apadrinhados”.
Em sua fala, o parlamentar cobrou explicação tanto da prefeitura, como da empresa que recolheu os animais e do Hiper. Salomão ainda frisou que existe um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que aumenta a multa contra quem maltrata animais.