Professor Cori afirma que momento é de enfrentamentos
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão EspecialNotíciaCoriolano MoraesPT
15/05/2019 11:20:00
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 15, o vereador Professor Cori (PT) destacou a importância dos assistentes sociais em políticas de combate às desigualdades. O edil comentou o quadro atual que, para ele, é de retirada de direitos. Segundo o parlamentar, são vários os enfrentamentos a serem feitos, sobretudo contra a política da mordaça imposta pela aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC) 55. Ela congela os gastos do governo pelos próximos 20 anos. Um dos impactos é a redução de investimentos sociais.
“Não só congelou, subtraiu investimentos na área da assistência social por 20 anos”, detalhou Cori. Um dos efeitos diretos é a redução dos serviços sociais e, consequentemente, a redução de contratação de profissionais dessa área, especialmente os assistentes sociais. Ele questionou como o governo poderá fazer política social sem os profissionais-base desse campo. “Governo que se preza e é sério promove valorização e reconhecimento dos profissionais da assistência social. Governo que não tem compromisso com o povo, ele abandona. E é o que nós estamos vendo”, disse. Para Cori, é preciso lutar contra essa situação.
Em sua fala, ainda destacou que 69% dos assistentes sociais que atuam em Vitória da Conquista e região fizeram graduação a distância ou semipresencial contra 29% que estudaram em cursos presenciais. Para ele, são dados preocupantes. Professor Cori ainda destacou que o ensino a distância “é um debate a ser feito”, levando em consideração se é um mecanismo que precariza o ensino ou se o agiliza.