Valdemir sentencia: prefeito perdeu a gestão do sistema de transporte
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTValdemir Dias
12/04/2019 11:15:00
Na sessão ordinária desta sexta-feira, 12, o vereador Valdemir Dias (PT) atribuiu ao prefeito Herzem Gusmão a responsabilidade pelo “caos” no sistema de transporte público. Para Dias, o município não poderia estar em outra situação diante da decisão do gestor, ainda em 2017, que “liberou geral”, sem regulamentação e fiscalização, a operação das vans.
O vereador ainda apontou outras questões como os dois aumentos de tarifa, que somam mais de 33% de reajuste, e a redução do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) cobrado da Cidade Verde. “Eu votei contra porque sabia que não ia resolver”, afirmou. Dias avalia que são “remendos” que comprovam a incompetência da gestão em resolver a crise no transporte. Ele pontuou que Conquista merecia diversidade e eficiência no sistema de transporte público, mas hoje amarga uma crise com apenas uma empresa e inúmeros problemas. “Um sistema totalmente desequilibrado”, ponderou.
Segundo o parlamentar, o prefeito está num impasse: não pode fugir da responsabilidade, mas “não tem mais a gestão do sistema”. Valdemir frisou que não se tem notícias de nenhuma ação da prefeitura sobre a regulamentação do transporte por vans. “E quem paga é a população conquistense”, lamentou, detalhando que estudantes, idosos e trabalhadores são os mais afetados.
“Essa irresponsabilidade a gente não pode perdoar. O senhor fez uma campanha em 2016 lastreada nos vanzeiros. E esses mesmos vanzeiros foram enganados pelo senhor, que falou que iria regularizar o serviço nos primeiros dias. Nós estamos no terceiro ano [de mandato]. Como o senhor perdeu totalmente a gestão, não vai regularizar. Quem vai regularizar é o próximo prefeito. Com certeza não será o senhor”, sentenciou.