Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia
15/03/2019 10:20:00
Na Sessão Ordinária desta sexta-feira, 15, o jornalista Pacífico Ferraz fez o uso da Tribuna Livre para falar sobre o cineasta conquistense Glauber Rocha, morto em 1981, que teria completado 80 anos na última quinta (14).
Pacífico fez um breve resumo sobre a história de Glauber, destacando pontos da sua biografia, como a infância em Vitória da Conquista, seus trabalhos como cineasta, uma breve passagem no jornalismo, além de suas relações familiares, seu exílio em Portugal durante a Ditadura Militar e sua morte.
Em seu discurso, o jornalista ressaltou a participação de Glauber Rocha no cinema nacional e sua contribuição ao movimento conhecido como “Cinema Novo”. E destacou suas principais obras: Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963), Terra em Transe (1967) e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969).
Pacífico qualificou Glauber Rocha como “gênio incompreendido” e disse que quem não participa dos núcleos culturais, científicos e políticos de Vitória da Conquista não conhece o cineasta, por isso, cobrou das autoridades um maior empenho em mostrar quem foi Glauber e sua obra.