Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão EspecialNotíciaLúcia Rocha
26/10/2018 11:35:00
Na manhã desta sexta-feira, 26, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma Sessão Especial sobre a Campanha Outubro Rosa. A iniciativa da realização da discussão a respeito do tema é do mandato da vereadora Lúcia Rocha (DEM).
Proponente, a parlamentar destacou que a campanha vai além das ações de divulgação. “O Outubro Rosa não deve ser encarado somente como pessoas vestidas de rosa ou com um laço alfinetado na roupa. A Campanha Outubro Rosa salva milhares de mulheres todos os anos”, apontou ela.
Lúcia Rocha lamentou que, apesar de ser curável em 90% dos casos em que é diagnosticado precocemente, o câncer de mama é o que mais mata no Brasil. “O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil”, disse. “O câncer de mama é silencioso, mas 90% dos casos identificados em seu estágio inicial pode ser curado”, disse ela ressaltando a importância da disponibilização dos exames que possibilitem o diagnóstico da doença em seu estágio inicial.
A psicóloga da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Érica Medeiros, ressaltou que a mama tem uma grande representação e simbologia para as mulheres, pois representa a amamentação, a continuidade da vida. Ela afirmou que o câncer ainda é visto como uma sentença de morte, daí a importância de espaços nos quais as pacientes possam falar sobre o próprio corpo, o diagnóstico, a dor física e a emocional. Ela defendeu que falar ajudar no tratamento. A profissional ainda destacou a alta desinformação sobre a doença e defendeu mais meios de divulgar dados e formas de prevenção e diagnóstico.
Para Daniele Oliveira, o Outubro Rosa “não é só um momento para se vestir de rosa, e sim o corpo e a alma”. Ela destaca que a discussão deve ter como tema “investir na vida”. “Quando uma mulher se descobre com o câncer de mama, não é só o adoecimento da mulher, é da família também”, afirmou. Daniela defende a intensificação da campanha. “Precisamos que as campanhas de prevenção atinjam as camadas que não tem tanto acesso a informação”, propôs.
A diretora de uma escola particular de Vitória da Conquista, Maristela Rocha, destacou a importância a Campanha Outubro Rosa. “Uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”, apontou ela.