Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaTribuna LivreLuis Carlos DudéAdinilson Pereira
28/09/2018 10:10:00
Em uso da tribuna livre da Câmara
Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o presidente da associação de surdos
do município, José Carlos do Santos, apresentou
o histórico de conquista e avanços almejados.
José Carlos contou que em 2007, Magno Prates organizou a associação e as propostas começaram a ser apresentadas aos poderes públicos, recebendo apoio de algumas intuições. Através dessas articulações foi aprovado o projeto de lei que instrui o Dia Municipal do Surdo, a ser comemorado no dia 30 de setembro de cada ano. “Nesse dia relembramos que é preciso acessibilidade comunicacional para os surdos”, afirmou. “É preciso motivar as pessoas para esse olhar com os surdos. Acredito que essa valorização e reconhecimento da sociedade pode mudar”, completou. Ele pede também mais qualidade educacional na rede municipal para atender essa classe.
Além do Dia do Surdo, o vereador Adinilson Pereira (PSB) falou sobre a lei de obrigatoriedade de intérprete de libras em todos os eventos municipais, também de autoria do seu mandato. “Nunca tão debatido tanto nessa Câmara a situação dos surdos como agora”, destacou. Ele aproveitou a oportunidade, para convidar todos os presentes para a audiência pública, a ser realizado no próximo dia 9, em comemoração ao Dia do Surdo.
O vereador e líder do prefeito, Luís Carlos Dudé (PTB) reforçou o apoio da Casa com a classe. “Estaremos sempre a disposição de vocês”, disse.