Imagem Câmara se reúne com Viabahia para cobrar melhorais na BR 116

Câmara se reúne com Viabahia para cobrar melhorais na BR 116

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresNotíciaAdinilson PereiraValdemir DiasEdjaime Rosa - BibiaCicero CustódioFernando JacaréÁlvaro PithonHermínio Oliveira

27/09/2018 17:38:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) instituiu no começo desse semestre uma Comissão de vereadores para acompanhar os trabalhos da concessionária de rodovias Viabahia no município. Na manhã dessa quinta-feira (27), a Comissão se reuniu novamente com a empresa, representada por Leandro Correia Macedo. Estiveram presentes também os representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Fernando Nunes; da Polícia Federal, Inspetor Ramalho e Frederico Nunes; e, da Secretaria de Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), Alexandre Cabral e Thiago Baleiro. 

Além das obras estruturantes como a duplicação da BR-116 e construção de viadutos no Anel Viário, os vereadores cobraram também a resolução de obras emergenciais em alguns pontos da cidade, como a intervenção no bueiro que liga o bairro Guarani ao Nossa Senhora Aparecida, cruzamento na entrada da Lagoa das Flores, e acesso ao bairro Conveima e Morada dos Pássaros. 

Monitoramento – O presidente da CMVC, o vereador Hermínio Oliveira (PPS), destacou que o objetivo principal da Comissão é monitorar a execução dos projetos e obras, acompanhando de perto cada ação. O presidente reforçou o seu posicionamento em cobrar mais investimentos para Conquista. “Temos falado em várias sessões e audiências. A Viabahia só tem levado obras para a região  metropolitana. Precisamos de viadutos, passarelas. Se não tomarem providências vou procurar o Ministério Público”, afirmou. 

Cronograma de trabalho e questões contratuais – Leandro Correia, da Viabahia, esclareceu que há algumas obras, como estas de intervenção dentro da cidade, por questões contratuais, não são de responsabilidade da concessionária. Mas, pelo impacto que estas causarão nas rodovias, a Viabahia está trabalhando em conjunto com a prefeitura para colaborar nas ações. Ele frisou a dificuldade legal em incluir novas obras no contrato já vigente, mas afirma que mesmo assim a empresa conseguiu a inclusão de projetos importantes como o acesso provisório e definitivo ao novo aeroporto. A respeito das obras estruturantes, Leandro afirmou que já está no cronograma de trabalho da empresa. Já Fernando Nunes, da ANTT, reforçou a importância da participação dos vereadores na mediação entre a população, a ViaBahia e ANTT. "Vocês são a voz do povo", disse.  

Obras emergênciais – Segundo os representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, o projeto do subtrecho da Morada Real e Conveima já foi aprovado pela Viabahia, está em análise da ANTT atualmente, e já tem o recurso do FINISA (O Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) garantindo para a execução. Eles afirmam que o projeto de intervenção no bueiro que liga o bairro Guarani ao Nossa Senhora Aparecida também está adiantando, e atendendo aos pedidos dos vereadores também será priorizada a resolução do cruzamento do Centro Industrial, no bairro Lagoa das Flores. 

Conscientização da comunidade – O inspetor Ramalho, pediu o apoio dos vereadores como mediadores entre a Viabahia e comunidade. “Em algum momento essas obras que vão ser realizadas vão impactar nos interesses particulares de algumas pessoas para o bem maior”, pontuou. Ele propõe que seja realizado conversas de sensibilização com a população sobre as alterações que as obras irão trazer, como a mudança de direção de algumas vias, exemplificou. Ramalho conta também que a Polícia Federal está acompanhando e mediando o diálogo entre a prefeitura e Viabahia. 

Agenda – A Comissão se reunirá novamente com a Viabahia e prefeitura no dia 27 de novembro. Ambas intuições se comprometeram em apresentar os projetos solicitados. 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30