Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresArquivo
05/04/2018 17:00:00
Presidida pelo vereador Denis do Gás (PSC), a Comissão de Meio Ambiente, da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), tem como meta realizar visitas técnicas em todas Unidades de Preservação do Município. O objetivo é verificar a situação de cada uma delas e propor políticas públicas efetivas de valorização dessas áreas. A primeira a ser visitada foi a Reversa Florestal do Poço Escuro. A comissão tem o vereador Danillo Kiribamba (PCdoB) como relator, e a vereador Lúcia Rocha (DEM) como membro.
Denis explica que a proposta é visitar as áreas de proteção ambiental, conhece-las e ver de perto os problemas de cada uma para propor medidas de interesse público. “No Poço Escuro, por exemplo, verificamos a necessidade de manutenção das trilhas da Reserva, a construção de banheiros e a colocação de bebedouros para os visitantes, a criação de uma base comunitária e a realização de um mutirão de limpeza”, afirmou.
Lúcia Rocha observa que a pressão urbana vem causando muitos prejuízos a esses espaços, mas acredita que “o trabalho da prefeitura e da polícia militar, principalmente na base comunitária da Nova Cidade, vem surtindo efeito no sentido de preservar aquela área. Enquanto membro da Comissão, a vereadora se comprometeu em continuar vigilante contra a poluição e degradação ambiental. “Reafirmamos o nosso compromisso de utilizar as ferramentas do legislativo para buscar continuamente a preservação do meio ambiente”, disse.
Já Danillo Kiribamba cobra do governo municipal projetos para recuperação das áreas ambientais de Vitória da Conquista que estão ameaçadas, a exemplo o Parque Lagoa das Bateias. O vereador acredita que os projetos, visando proteger e recuperar áreas ambientais, devem contar também com a ajuda da própria comunidade com ações de prevenção.
Durante os próximos meses, a Comissão deve visitar também a Lagoa das Bateias Lagoa do Jurema, Horto Florestal, Centro de Triagem de Animais Silvestres e a Serra do Periperi.