Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaTribuna Livre
21/02/2018 10:10:00
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nesta quarta-feira, 21, o ex-gerente do Banco do Nordeste em Vitória da Conquista, Jonas Sala, utilizou o espaço da Tribuna Livre para tratar da retomada da busca pela implantação do Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil na cidade.
Sala destacou que desde 2009 a Câmara tem apoiado a realização “desse grande sonho de Vitória da Conquista”, abrindo espaço para discussão e imprimindo esforços nesse sentido. “Naquele momento nós tivemos tudo a nosso favor, mas por razões alheias esse centro não foi implantado”, lembrou o ex-gerente do BNB.
“O Banco do Nordeste é um banco de desenvolvimento regional”, explicou ele sobre o interesse do banco de construir e manter o equipamento na região, utilizando a cultura como ferramenta de fomento do desenvolvimento. Segundo Jonas Sala, a construção do equipamento seria o maior investimento da história da cidade em Cultura. “Vitória da Conquista é uma região representativa da Bahia, merece”, assegurou. “Seria o maior investimento já feito até hoje em Vitória da Conquista”, apontou.
Conheça melhor o Centro Cultural – O Centro Cultural Banco do Nordeste é uma ação concreta que trata a cultura como elemento de integração para o desenvolvimento, estabelecendo pontes entre os vários saberes com foco no fortalecimento do desenvolvimento regional através da inclusão social na cadeia produtiva da cultura, oferecendo às comunidades de sua área de atuação o usufruto dos fazeres artísticos, nas suas mais variadas linguagens.
Sabendo que uma ação cultural efetiva é resultado do diálogo com as cidades onde está presente, o Centro Cultural Banco do Nordeste conta com uma programação voltada para artes cênicas, cinema, exposições, oficinas, seminários, música e programação educativa para todas as idades, valorizando a produção local, tendo 80% de seu espaço reservado a artistas locais e 20% para produções artísticas de quaisquer outros lugares.
É um lugar de encontro dos vários públicos, que podem refletir livremente sobre a nossa cultura, em uma constante interlocução com produtores, artistas, instituições de arte e educação nos seus mais diversos âmbitos.
Dessa forma contribui também no processo de desenvolvimento profissional à medida que oferece oportunidades para que grupos de artistas, produtores e técnicos possam apresentar-se em um espaço apropriado à fruição de seus trabalhos, além da oferta, ao público em geral, de cursos de apreciação e oficinas de formação artística.
Conheça melhor o projeto:
Link para apresentação de slides:
Confira a Tribuna Livre com sr. Jonas Sala: