Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaArquivo
02/02/2018 12:59:01
Os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) foram oficialmente reabertos na manhã desta sexta, 02, com uma sessão preparatória. A solenidade, realizada no Plenário Carmem Lúcia, contou com a participação de representantes dos poderes Legislativo e Executivo, além de veículos de imprensa e sociedade civil.
A sessão reforça a independência e convivência harmônica entre os poderes Executivo e Legislativo. Na ocasião, o presidente da Câmara, Hermínio Oliveira (PPS), e o prefeito Municipal, Herzem Gusmão (PMDB), puderam apresentar o balanço do trabalho realizado por ambos os poderes durante o ano de 2017, assim como discursar sobre as expectativas e metas para o ano que se inicia.
Presidente afirma austeridade e compromisso – Em seu discurso de abertura dos trabalhos legislativos, Hermínio Oliveira (PPS) se comprometeu em continuar presidindo a CMVC com austeridade e de forma harmônica com os vereadores e Administração da Casa, em prol do desenvolvimento de Vitória da Conquista. O edil destacou debates importantes realizados pelo Legislativo no ano passado, como a subvenção econômica à Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc), debates sobre a Policlínica de Regional de Saúde, Programa de Refinanciamento de Dívidas Tributárias e Preços Públicos (Refis), entre outros. Ele frisou também atuação da Comissão de Combate à Seca e aprovação de projetos como IPTU Verde, reservas de vagas de estacionamentos para gestantes, prazo da Rede de Saúde para atendimento ao idoso, e o Julho Vermelho – campanha de conscientização de doação de sangue. “Neste ano vamos prosseguir fazendo o melhor possível e estando sempre alerta para defender o nosso munícipio, em toda e qualquer ocasião”, afirmou Hermínio.
Confira na íntegra o discurso de Hermínio Oliveira.
Prefeito agradece empenho da Câmara e rebate críticas – O prefeito, Herzem Gusmão (PMDB), destacou que a Câmara Municipal tem feito um trabalho importante, mesmo com a crise econômica. Mesmo diante das dificuldades, o prefeito afirmou que contou com a “compreensão da Câmara”. Ele citou projetos importantes como a aprovação de uma subvenção econômica à Emurc (Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista) para manutenção das atividades da empresa. Com isso, de acordo o prefeito, as obras tocadas pela empresa foram retomadas, especialmente a recuperação e asfaltamento de ruas e avenidas.
O gestor afirmou que conta com o mesmo empenho da Casa em ações para 2018 e relatou alguns projetos previstos: asfaltamento de ruas dos bairros Morada Real, Miro Cairo e Henriqueta Prates; revisão do contrato com a Embasa; implantação da Casa Rosa, destinada às mulheres vítimas de violência; e instalação da primeira subprefeitura do município, no distrito de José Gonçalves.
Em sua fala, Herzem rebateu críticas dos servidores municipais sobre o não pagamento do terço de férias e extinção das horas extras. Segundo ele, o terço será quitado nessa sexta, 2, e os problemas desse quesito decorrem da ex-gestão. O atual prefeito ressaltou que a Prefeitura está realizando um recadastramento dos funcionários e avaliando alterações nas fontes de pagamento de pessoal para atender a pleitos das secretarias e confirmou o fim do pagamento de horas extras. Ele frisou que sua gestão está acabando com privilégios e, por isso, as manifestações de protesto.
Confira na íntegra o discurso de Herzem Gusmão.