Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão Ordinária
20/12/2017 09:50:00
Na sessão dessa quarta, 20, a vereadora Viviane Sampaio (PT), fez um resumo da audiência, ocorrida na última segunda, 18, sobre a implantação da Policlínica Regional de Saúde em Vitória da Conquista, iniciativa do governo estadual. Segundo ela, o objetivo foi esclarecer as dúvidas e o desencontro de informações que “o prefeito Herzem Gusmão vem divulgando em diversos pronunciamentos”.
A parlamentar lamentou que a atual secretária de Saúde de Conquista “não deu nenhum posicionamento sobre a participação do município” no consórcio intermunicipal que reúne municípios do território sudoeste. Viviane ainda destacou que o prefeito não participou de uma reunião, ocorrida ontem, 19, em Salvador com o governador Rui Costa, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Villas Boas, e prefeitos da região sudoeste que tratou da policlínica e do consórcio. “Infelizmente, Vitória da Conquista continua sem dar um posicionamento se vai ou aderir ao consórcio intermunicipal”, falou.
A edil informou que o governador virá a Conquista na próxima sexta, logo após a inauguração da Policlínica Regional de Jequié, para assinar a autorização de instalação do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste. Ela lamentou que Vitória da Conquista é o único município que não encaminhou ainda projeto de lei autorizando a adesão ao consórcio. Caso Conquista fique de fora, será o segundo município no estado a negar o projeto. Xique-xique, com cerca de 50 mil habitantes, desistiu da adesão ao projeto de policlínicas regionais.
Ela avalia que é inadmissível que Conquista, com cerca de 350 mil habitantes, fique de fora desse empreendimento que vai beneficiar o atendimento especializado. Ele defendeu que a população deve ser ouvida sobre o processo.