Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Ordinária
13/12/2017 11:30:00
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nesta quarta-feira, 13, o vereador Danillo Kiribamba (PCdoB) defendeu que a Policlínica Regional de Saúde seja construída na Zona Oeste da cidade. “Que a Policlínica seja do lado Oeste. Até o terreno já tem que é ali entre o Miro Cairo e a Vila Serrana”, disse ele, destacando a estrutura da Policlínica, que gerará, inclusive a descentralização do acesso aos serviços de saúde.
As policlínicas fazem parte dos Consórcios Públicos de Saúde, iniciativa do Governo do Estado para regionalizar a prestação de serviço de alta qualidade em saúde para a população do interior baiano, evitando, com isso, que os pacientes se desloquem para os grandes centros em busca de serviços de atendimento especializado e exames de alta complexidade.
As policlínicas não atendem urgências e emergências ou outros tipos de demanda espontânea. O atendimento é feito através de um agendamento pelas Secretarias da Saúde dos municípios que fazem parte do Consórcio que administra a unidade. Primeiro o paciente passa por uma consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no seu município ou procura a Secretaria Municipal de Saúde. Os médicos identificam a necessidade de o paciente realizar uma consulta com especialista, realizar exames ou procedimentos de média complexidade, como biópsia e pequenas cirurgias. A partir disso, a secretaria de saúde do município agenda o atendimento do paciente na Policlínica Regional de Saúde.
Caso a policlínica não esteja localizada no município em que o paciente reside, ele será encaminhado até o município vizinho em um dos micro-ônibus especiais que farão o deslocamento dos pacientes dos municípios consorciados. É importante saber que todo paciente encaminhado para as policlínicas deverá permanecer em acompanhamento com a Equipe de Atenção Básica de seu município.
Kiribamba destacou que através de investimentos como as policlínicas regionais, o Governo do Estado tem trabalhado para levar Saúde aos quatro cantos da Bahia.