Imagem Sidney reprova distorção de fatos relacionadas à Câmara

Sidney reprova distorção de fatos relacionadas à Câmara

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Ordinária

08/12/2017 10:55:00

Na sessão ordinária dessa sexta, 8, o vereador Sidney Oliveira (PRB) parabenizou o presidente da Câmara, Hermínio Oliveira (PPS). “Quem tem caráter, quem não deve nada a ninguém, quem não tem vergonha na cara e não tem o rabo preso com ninguém não tem medo de falar”, disse, referindo à fala do presidente que esclareceu pontos do projeto de lei, em tramitação na Casa, que estabelece 13º salário e pagamento de 1/3 de férias para os vereadores.

Sidney criticou a postura de setores da imprensa conquistense, taxando-os de parciais, divulgando de forma distorcida questões sobre a Câmara e calando-se em relação à destinação de emendas parlamentares para o município. O vereador explicou que os valores salariais dos edis são públicos e que sobre os R$ 12 mil mensais, salário bruto de cada vereador, incidem encargos como imposto de renda e INSS. O valor líquido cai para quase R$ 9 mil. Ele lembrou que, sendo aprovado, o 13º salário e o 1/3 de férias só serão pagos a partir de 2018.

Outra crítica de Sidney é sobre a forma de divulgação da verba de gabinete, que, segundo ele, tem sido apresentada como parte do salário do vereador. Ele frisou que se veicula que a o salário do vereador é mais de R$ 30 mil, o que não procede. Ele explicou que a verba de gabinete custeia assessores e esse pagamento é feito individualmente a cada assessor pela própria Câmara. “Não está feito nada às escondidas”, disse.

Sobre o 13º salário e as férias, o vereador alegou que é uma questão colocada pelo Supremo Tribunal Federal “que entendeu que vereador também é uma profissão como outra qualquer”. O edil reforçou que a população deve acompanhar os mandatos, as ações de cada vereador porque, muitas vezes, acaba acreditando em notícias falsas. Ele advertiu que os veículos de comunicação são fundamentais para a transparência no ambiente público, o que exige uma postura ética dos profissionais.

Setembro 2024