Imagem PLENÁRIA: População é contrária ao encerramento das atividades do Nilton Gonçalves

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Especial

06/12/2017 10:15:00

No espaço reservado à participação da população nas discussões realizadas durante a sessão especial da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) sobre o Colégio Estadual Nilton Gonçalves, na manhã desta quarta-feira, 6, as falas demonstraram que a população é contrária ao fechamento da unidade escolar, no bairro Ibirapuera.

A estudante Andressa Roberta Gomes agradeceu a oportunidade de poder falar sobre a situação de sua escola. Ela lamentou a falta de diálogo e pediu visita e consulta aos alunos sobre a decisão de fechar o Nilton. Andressa relatou reunião com o promotor da Infância e Juventude e pediu cumprimento da legislação que garante o acesso à educação. A estudante disse que aguarda uma resposta positiva. “Nosso colégio é mais que uma escola, é como se fosse uma casa, uma família”, detalhou. Emocionada, ela pediu: “Vocês estão tirando uma coisa muito importante de nós. É como se tivesse tirando um pedaço do nosso coração”.

O professor Leonardo Lima reforçou que o Brasil é um país carente de educação e o analfabetismo funcional é muito grande. “Qual é o caminho que o país tomará, que Conquista vai ter com um governo fechando escolas?”, indagou. Ele esclarece que o não fechamento do Nilton Gonçalves é uma luta e uma causa objetiva, e não um momento para discursos contra o Governo do Estado. “Precisamos de todo o apoio dos vereadores, mas sabemos que algumas dessas defesas tem interesses político-partidários”, afirmou.

O ex-vereador Ricardo Babão afirmou que vem acompanhando a situação e dando apoio à comunidade do Nilton Gonçalves. Babão ressaltou que mora no Ibirapuera há décadas, onde está localizada a escola, e conhece bem a realidade local. Para ele, é inaceitável o fechamento do Nilton. Segundo o ex-vereador, mesmo não tendo sido eleito, sente-se compromissado com a população pelos mais de dois mil votos que teve. Babão afirmou que lutar pelo Nilton é também uma forma de prestar contas. Ele destacou o empenho diário do deputado estadual Fabrício Falcão na causa e acredita num desfecho favorável para a escola. Babão ainda ressaltou a atuação da Casa que vem honrando o município, defendendo de forma transparente os interesses de Conquista

O representante do grupo Contraponto Cultural, Josafá Farias, disse que a medida do governador é desastrosa. “Medida descabida, desastrosa, do Governador Rui Costa”, classificou o cidadão. Ele defendeu que a comunidade continue mobilizada em torno do objetivo. “Essas manifestações dos senhores e senhoras vereadoras, mas o mais importante disso são as manifestações de vocês estudantes e comunidade afetada. Não podem desmobilizar, devem se manter atentos, fazendo vigília”, disse ele.

Maio 2024