Imagem Bibia sobre fechamento do Nilton: “ignorância do governo do Estado como o nosso povo”

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Especial

06/12/2017 10:50:00

Na sessão especial sobre o Colégio Estadual Nilton Gonçalves, ocorrida nessa quarta, 6, o vereador Edjaime Rosa Bibia (PMDB), líder da Bancada de Situação, afirmou que fechar a escola é uma “ignorância do governo do Estado como o nosso povo”. Para ele, fechar escola “é uma tristeza”. Bibia frisou que é um descaso com Vitória da Conquista, pelo porte do município e trajetória da educação. Ele criticou que, durante a gestão petista, “nós não tivemos o prazer de presenciar uma grande escola construída na nossa cidade”.

Bibia lamentou o fechamento de três escolas do Estado em Conquista – Marcelo Rangel Pestana, Maria Viana e Dirlene Mendonça. Com a entrada do Nilton na lista, o vereador ressaltou que o governo estadual cria dificuldades para os alunos. “É uma vergonha”, falou. Ele ainda questionou quais as garantias do Estado para a matrícula dos alunos do Nilton em outras unidades e apoio para a permanência deles, já que as outras escolas estaduais estão a cerca de três quilômetros de distância. Outra preocupação é com os funcionários da escola, para onde serão transferidos.

Em sua fala, criticou a ausência dos deputados convidados para a sessão. Ele ressaltou que são autoridades com maior poder de articulação do que os vereadores. Bibia também lamentou a ausência de Ricardo Costa, diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE-20).  Segundo o vereador, Costa não participou, apesar de convidado, das discussões sobre o colégio na Câmara.

Maio 2024