Imagem Lúcia defende criação de uma Secretaria de Segurança e de Guarda Municipal

Lúcia defende criação de uma Secretaria de Segurança e de Guarda Municipal

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Ordinária

01/11/2017 11:00:00

Na sessão ordinária dessa quarta, 1º, a vereadora Lúcia Rocha (DEM) pediu reforço no combate ao tráfico e uso de drogas no município. A parlamentar afirmou que o prefeito Herzem Gusmão e a vice, Irma Lemos, têm se preocupado com o tema, mas pediu providências. Rocha voltou a relatar problemas no mercado do bairro Brasil. “Noticiei, há mais ou menos dois meses, um arrombamento a boxes do Mercado Municipal bem como furtos e ameaças partindo de moradores de rua e usuários de drogas que se alojaram na calçada daquele espaço”, disse. Ela lamentou que “só com o assassinato de uma moradora de rua é que providências foram tomadas”.

Em sua fala, alertou: “A casa de acolhimento e os Cras [Centro de Referência de Assistência Social] e Creas [Centro de Referência Especializado de Assistência Social] precisam ser tratados como prioridade e receberem recursos humanos e financeiros tanto quanto forem necessários para assistência aos usuários e reinserção dos mesmos na sociedade”. Ela ainda defendeu uma política municipal de segurança pública efetiva. “Aqui me junto à luta do vereador Rodrigo Moreira. Precisamos urgentemente de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública e de uma Guarda Municipal, que venham somar esforços junto à Polícia Militar”, detalhou.

Ação em andamento –  A vereadora anunciou que máquinas foram encaminhadas pela prefeitura para fazer a limpeza do açude de Bate Pé. “Essa demanda que luto há anos finalmente será cumprida e beneficiará uma microrregião de mais de 15 mil pessoas”, disse. Ela agradeceu ainda ao conserto das bombas dos poços artesianos de São Mateus e Santa Rita. Lúcia explicou que vem cobrando à Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) a instalação de um poço na comunidade de Olho d’Água da Serra.

Quebra de decoro – Em sua fala, a parlamentar agradeceu o apoio da plateia e de colegas na última sessão que comemorou o Dia do Servidor, 27 de outubro. “Saíram em minha defesa quando daquela lamentável, autoritária manifestação de completo desrespeito por parte de um colega dessa Casa”, falou. Lúcia Rocha ainda cobrou uma resposta da Casa. “Peço que essa Câmara Municipal se posicione de forma mais rígida quanto à quebra de decoro parlamentar e manifestações desrespeitosas porque não podemos permitir que um ambiente que deveria ser democrático se torne ditatorial sob cobertura de qualquer imunidade que seja”, advertiu Lúcia.

Novembro Azul – A vereadora informou que no dia 17 de novembro, às 8h30, acontecerá na Câmara uma discussão sobre o câncer de próstata dentro da campanha Novembro Azul. A doença é o segundo tipo de câncer que mais comum entre a população masculina, causando mais de 13 mil mortes anuais. Neste ano, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer é que sejam registrados 61 mil novos casos de patologia.

Setembro 2024