Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Ordinária
25/10/2017 11:30:00
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 25, da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), a vereadora Lúcia Rocha (DEM) voltou a pedir dos poderes públicos mais atenção ao Parque Lagoa das Bateias. A vereadora propõe pacto entre Embasa, Prefeitura e Câmara Municipal pela revitalização do Parque.
Lúcia conta que o Parque Lagoa das Bateias, construído para ser uma área ambiental de lazer, se tornou um sério problema para Vitória da Conquista. O principal entre eles, destacado pela vereadora, é o despejo de esgoto na lagoa, além do descarte de lixo de todos os tipos. Ela atenta também para o número de assaltos e uso e tráfico de drogas que acontece no local.
A parlamentar informou que procurou recententemente a Secretária Municipal de Meio Ambiente, e foi informada sobre as grandes dificuldades em relação ao local:
•Esgoto – Lúcia conta que, segundo a Embasa, todos os bairros circunvizinhos à área possuem rede de esgoto. Mas as pessoas não fazem a ligação das suas casas a rede, de forma que o esgoto das casas transborda e caí na lagoa.
•Recurso para revitalização – Durante a reunião a vereadora foi informada também que será necessário cerca de R$ 5 milhões para a obra completa de revitalização do Parque. A secretária alega que o município não dispõe de tal recurso.
PACTO PELO PARQUE LAGOA DAS BATEIAS – Lúcia Rocha propôs a assinatura de um pacto entre Embasa, Prefeitura e Câmara Municipal pela revitalização da Lagoa das Bateias. Neste pacto as responsabilidades são divididas. Embasa ficaria responsável por sanar os problemas do esgoto, a Prefeitura pela recuperação das quadras, museu e espelho d'água, e a Câmara ficaria responsável por procurar recursos para execução da revitalização. A parlamentar comunicou que convocará uma audiência entre os três órgãos para esta assinatura.