Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaTribuna Livre
18/10/2017 10:30:00
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 18, da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o senhor Pacífico Ferraz fez uso da tribuna livre para falar sobre o projeto Cine Cidadão, existente há cerca de 11 anos, que leva a sétima arte para comunidades da zona rural de Conquista. Na oportunidade, ele comunicou que o projeto foi convidado a participar do IV Fórum Ibero-Americano que acontece em Pelotas, Rio Grande do Sul, no mês de novembro.
Pacífico contou sobre o surgimento do projeto, há 11 anos atras, que aconteceu no dia da comemoração da Consciência Negra, na sala do Cine Madrigal. “Lotada de autoridades estaduais e nacionais foi realizada uma sessão especial que marcou o ínicio do Cine Cidadão e seu formato itinerante”, relembrou. Segundo ele, a ideia surgiu a partir da necessidade de levar a arte à zona rural e periferia da cidade. “ E depois levado ao conhecimento da Fundação Cultural Palmares, que abraçou o projeto, começamos as atividades”, contou.
De acordo com o relatado, o Cine Cidadão contou com o apoio também do então deputado federal Guilherme Menezes que destinou uma emenda parlamentar ao projeto, e com as parceria da secretarias de educação, saúde e desenvolvimento social. “Daí em então, passamos a ter uma nova história diante da comunidade, as crianças passaram a conhecer personagens novos através do cinema”, disse.
Pacífico anunciou também que o projeto participará do IV Fórum Ibero-Americano para contar um pouco do trabalho que vem sendo realizado ao longo desses 11 anos. Aproveitando a presença da atual secretária de cultura, Tina Rocha, na sessão, ele pediu que este projeto tenha continuidade com a atual gestão.