Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Ordinária
18/10/2017 11:55:00
Na sessão ordinária desta quarta, 18, o vereador Luciano Gomes (PR) cobrou às autoridades conquistenses uma atuação mais eficaz no diagnóstico e tratamento do câncer. “Nós estamos acompanhando de perto e vendo as pessoas morrerem com câncer por falta de atenção do poder público”, denunciou. Ele frisou que as chances de cura aumentam quanto mais cedo se descobre a doença, mas isso depende do diagnóstico. Segundo o parlamentar, é grande a incidência de câncer de estômago no município. Ele denunciou que os exames para detectar a doença chegam a demorar até dois anos. “Quando [o paciente] consegue operar, ele já está morrendo. É uma questão de humanidade. Quando se quer, faz”, disse.
Luciano ainda informou que muitos pacientes são diagnosticados em nível avançado da doença, como o três. Segundo ele, o nível quatro é metástase, que é quando o câncer se espalha além do local onde começou para outras partes do corpo. Ainda assim, existe uma fila de seis meses para o tratamento. O vereador cobrou uma solução às autoridades locais, mas também ao Estado e à União.
Em sua fala, o edil parabenizou a Comissão da Festa de Nossa Senhora Aparecida. Luciano destacou a importância do evento para a comunidade católica. Ele ainda parabenizou os organizadores do evento Conquista Moto Rock, realizado no Espaço Glauber Rocha nos dias seis e sete de outubro.