Imagem Combate a Seca: Após intervenção de Comissão Especial, carros-pipas voltarão a abastecer todas as residências da zona rural, informa Cori

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Ordinária

10/10/2017 10:30:00

Coriolano Moraes (PT) falou da atuação da Comissão Especial de Convívio com a Seca, que solucionou recentemente o problema de abastecimento de água através dos carros pipas. Cori informou que a próxima ação da Comissão será procurar o Governo do Estado para ampliação do Programa Água para Todos.

Autor do requerimento que propôs a criação da Comissão Especial, Cori parabenizou a Mesa Diretora pela aprovação e articulação com o prefeito para reunião em que foram debatidas as primeiras ações para enfrentar a atual crise hídrica de Vitória da Conquista. “Após estudar o orçamento do município, nós enquanto bancada apresentamos ao governo a possibilidade de usar 0,5 % do fundo emergencial para contratar carros-pipa”, contou. O vereador informou que após essa decisão, foram contratados cerca de 10 carros-pipas que abastecerão residência por residência, ao contrário do que vinha fazendo a Defesa Civil, que estava abastecendo apenas as casas dos chamados “controladores”, fato que obrigava que o restante dos moradores percorressem grandes distâncias para buscarem água.

Próximas ações – Segundo o vereador, a Comissão irá a Salvador, e em reunião com Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) e Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (SERIN), para exigir do Governo do Estado, investimentos de combate a crise hídrica que passa o município, ampliando ações do Programa Água para Todos. “ Com perfuração de poços, abertura e limpeza de açudes, e que possamos levar a água da Embasa para essas comunidades também”, pontuou.

Para Cori, a água leva desenvolvimento para as comunidades rurais. “ Quanto mais povoados com água, mais qualidade de vida e de saúde. Quanto mais água potável, reduz despesa na saúde”, afirmou.

Setembro 2024