Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Ordinária
06/10/2017 12:00:00
Na sessão ordinária dessa sexta, 6, o vereador Valdemir Dias (PT) afirmou que a democracia é o melhor caminho para o país. “A democracia não é o sistema onde todo mundo é ético. Mas é o único sistema que se pode punir os não éticos”, disse. Ele criticou defesas de um possível retorno da ditadura militar. “O que era a Câmara de Vereadores de 1964 a 1985? O que era isso aqui? ”, questionou.
O parlamentar ainda rechaçou declarações que afirmam que durante em ditaduras não existem corrupção. Ele explicou que não existe segurança institucional para que denúncias possam ser feitas, aceitas e apuradas. “Claro que não havia denúncia de corrupção durante a ditadura. Na Coreia do Norte há denúncias? Na Itália fascista de Mussolini havia denúncia? No próprio governo militar aqui havia denúncia? E nós sabemos as mazelas que teve também no governo militar”, falou.
Valdemir lembrou que a liberdade de expressão, o direito e espaço para críticas aos governos são direitos conquistados com a democracia. “Na ditadura não é possível”, disse. Ele ainda informou que seu partido lançou uma nota de repúdio a todas as formas de ditadura.
Outro ponto abordado foi o fortalecimento das instituições que só aconteceu em períodos democráticos. O vereador advertiu que vários mecanismos de transparência e controle não existiam no período da ditadura como os tribunais de conta, o Ministério Público e a Polícia Federal.