Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Especial
15/09/2017 12:15:00
Durante a sessão especial sobre o Comércio e Indústria de Vitória da Conquista, realizada pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) nesta sexta-feira, 15, o vereador e presidente da Casa, Hermínio Oliveira (PPS), falou sobre ações da Câmara, como a articulação para o novo aeroporto, que estimulam o desenvolvimento da economia de Conquista.
Hermínio atribuiu o crescimento de Conquista aos políticos que a cidade teve e aos comerciantes que fizeram deste município o seu lar. “ Conquista cresceu junto com o seu povo”, disse. O presidente afirma que a Câmara está trabalhando e pensando em grandes rumos para Vitória da Conquista, participando de grandes articulações para atrair investimentos e geração de emprego e renda.
Como exemplo dessa atuação da Câmara, Hermínio conta que em 2009 uma comitiva de vereadores foi à Brasília para solicitar a construção do novo aeroporto para Conquista. Hermínio contou que após agenda com ACM Neto, na época deputado federal, este ajudou diretamente nas articulações para garantir o recurso para obra. “Foi feita uma articulação com todos os deputados da bancada da Bahia, solicitando a emenda para o nosso aeroporto, mas não deu certo porque o valor era muito caro, R$ 40 milhões. Então ACM Neto teve a ideia de procurar o seu pai, que era senador. ACM Júnior que então conversou com o senado e conseguiu garantir uma emenda chamada Rosa de Ouro, e o recurso foi garantido”, contou. Segundo o vereador, esse dinheiro já está sendo utilizado para a construção do aeroporto.
O parlamentar acredita que a questão da falta de água é um dos principais entraves para atrair indústrias ao município. “ Está sendo construída a barragem do Rio Catolé, mas precisamos mesmo é da barragem do Rio Pardo localizada na direção de Inhobim a Encruzilhada. Assim teremos como capitar água para o recurso humano, animal, da agricultura e também para a geração de indústria em nossa cidade”, afirma.
Durante a sessão especial, Hermínio solicitou que seja criada uma comissão da Câmara para organizar um congresso que debata mais amplamente a indústria e comércio em Conquista. O edil se comprometeu também a solicitar ao governo municipal e deputados que seja construído um centro de convenções na cidade.