Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Ordinária
23/08/2017 12:35:00
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nesta quarta-feira, 23, o vereador Álvaro Pithon (DEM) destacou o Projeto de Lei (PL) do deputado federal Paulo Azzi (DEM) que denomina o novo aeroporto de Vitória da Conquista José Pedral Sampaio. O PL 8215/2017 foi apresentado pelo deputado no dia 9 de agosto deste ano e atualmente aguarda despacho do Presidente da Câmara dos deputados.
Em seu pronunciamento, o vereador leu a justificativa do PL apresentado pelo deputado. Confira a justificativa na íntegra:
“O atual Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo é um aeroporto pequeno que serve a cidade baiana de Vitória da Conquista e região, e é de propriedade do Governo do Estado, mas vem sendo administrado por uma empresa privada, a Socicam. Possui poucos vôos diários para São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, operado só pelas empresas Azul e Passaredo.
Na verdade, o aeroporto atual está completamente inserido na rede urbana local, portanto sem possibilidade de ampliação. Um novo aeroporto vem sendo construído em virtude da demanda de um aeroporto de maior capacidade e com condições de ampliação, com fortes melhorias das condições de conforto dos passageiros no terminal, cujas conclusão de obras e início de operação estão previstos para 2018.
O aeroporto irá contar com terminal para passageiros climatizado, estacionamento, divisão de combate a incêndio, sistema de proteção ao voo PAPI e NDB, balizamento noturno, farol rotativo e uma estação de rádio AFIS (130.30) para prestar informações acerca das condições de uso do aeródromo aos pilotos.
E nada mais justo que nomear o novo aeroporto homenageando o ex-prefeito Pedral Sampaio, ilustre filho de Conquista. Afinal o conquistense em questão, formado engenheiro pela Universidade Federal da Bahia, em 1949, foi prefeito de conquista com mandatos em 1962, 1982 e 1992. Durante seus mandatos construiu inúmeras obras e colocou a cidade nos trilhos do desenvolvimento para se tornar o que é hoje.
Como engenheiro do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens – DNER no período da construção da BR 116, onde teve destacada atuação, apresentou também a planta da construção do novo aeroporto.
Portanto, por se tratar de um brasileiro brilhante, reconhecido por trazer Vitória da Conquista à modernidade, que a vida inteira foi incansável trabalhador em prol da capital do sudoeste baiano, falecido em 2014 com 89 anos, pretendemos fazer essa justa homenagem, dando o seu nome a um aeroporto totalmente novo que certamente irá trazer muito progresso para a região. Assim, esperamos contar com o apoio dos nobres Colegas Parlamentares para a aprovação deste projeto de lei.”