25/05/2017 23:00:49
Na noite desta quinta-feira, 26, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou uma audiência pública em comemoração aos 12 anos do Projeto Quintas de Maio, idealizado pelo músico e produtor cultural Vadinho Barreto. Na oportunidade, Vadinho agradeceu a todos presentes e pelo reconhecimento do seu trabalho enquanto agente cultural.
[caption id="attachment_19862" align="alignright" width="300"] Paulo Pires[/caption]Para professor Paulo Pires, esta audiência é um momento para homenagear Vadinho Barreto enquanto produtor cultural, referência em Vitória da Conquista. “Estou aqui não por uma obrigação, mas por dever, o dever mais sagrado que é a manutenção da cultura. E uma das formas de manifestação da cultural é a produção cultural, essa arte que Vadinho representa tão bem”, disse. Em sua fala, o professor homenageou também Vanda Barreto, irmã de Vadinho. “Ela representa outro ponto da cultura, a cultura gastronômica, e precisa ser referenciada”, afirmou.
[caption id="attachment_19863" align="alignleft" width="300"] Dylan Júnior[/caption]O diretor do Carnaval Conquista Cultural, Dylan Júnior, expressou sua felicidade por estar há 6 anos trazendo alegria para Vitória da Conquista. “ Com carnaval tradicional, de marchinhas, alegramos crianças, adultos, idosos, toda a família. Fico muito feliz por Conquista ter abraçado esse projeto”, contou. Dylan parabenizou Vadinho por sempre movimentar a cultura da cidade e pediu uma salva de palmas para o projeto Quintas de Maio.
[caption id="attachment_19864" align="alignright" width="300"] Capitão Adalberto[/caption]O Capitão Adalberto representou o Major Mucyo Vasconcelos, comandante da Simp Sudoeste, e reafirmou a polícia é parceiro do projeto. O capitão fez votos de bons resultados para o projeto e de que Vitória da Conquista seja cada vez mais o berço de cultura do Sudoeste da Bahia;
[caption id="attachment_19866" align="alignleft" width="300"] Carlos Moreno[/caption]O também produtor cultural Carlos Moreno contou que participou da criação do projeto Quintas de Maio, há 12 anos atrás, e afirmou estar feliz em ver a dimensão que o projeto criou. “Pouco tem a mesma coragem de Vadinho, essa garra, de realizar o projeto, de trazer esse debate a cultura”, afirmou.
[caption id="attachment_19867" align="alignright" width="300"] Irma Lemos[/caption]Para a vice-prefeita, Irma Lemos, falar de cultura é falar da nossa gente, da cidade. “E o que seria da cidade sem cultura? ”, questionou. Irma relembrou os tempos de sua juventude e do projeto Alegria dos Bairros. “ Era ali onde a gente se encontrava e onde os artistas eram revelados”, contou. A vice-prefeita parabenizou o projeto Quinta de Maio e afirmou que a secretária de cultura Tina Rocha irá ajudar a cultura de Vitória da Conquista.
[caption id="attachment_19868" align="alignleft" width="300"] Hélio Silveira Dias[/caption]O ex vereador Hélio Silveira Dias agradeceu por ser convidado a participar da audiência em comemoração ao projeto Quintas de Maio. “ Esse projeto cultural é mais uma história que contempla Vitória da Conquista”, disse.
[caption id="attachment_19869" align="alignright" width="300"] Israel Lacerda[/caption]O advogado e músico Israel Lacerda, agradeceu a Vadinho pela oportunidade e relatou que os músicos ainda não são valorizados em Conquista. “ Os barzinhos não valorizam os músicos, há lugares que pagam R$40,00, R$ 80,00 para o músico tocar 4 horas”, relatou. Israel acredita que cabe ao poder público investir em cultura e valorização dos artistas. Ele ainda contou sobre a oportunidade que sua banda teve de participar do Quintas de Maio “ Tocamos uma vez no projeto e gravamos duas músicas no CD, foi motivo de muita alegria pra gente”, finalizou.
[caption id="attachment_19870" align="alignleft" width="300"] Rodrigo Lima[/caption]Rodrigo Lima, representante da Secretaria de Educação, parabenizou pela realização deste projeto que leva na música para as praças e esferas de Vitória da Conquista. Rodrigo afirmou que a Secretaria de Educação está apoiando e incentivando a cultura nas escolas.
[caption id="attachment_19871" align="alignright" width="300"] Zica Pedral[/caption]Durante a audiência pública em comemoração ao projeto Quintas de Maio, Camila e Cláudia, filhas de Wilson Brasil, homenagearam Vadinho Barreto com a leitura de um poema. Já Elenir Gusmão, viúva de Hélio Gusmão, cantou uma música para relembrar seu tempo de cantora. Zica Pedral e Vanda Barreto também aproveitaram a oportunidade para parabenizar Vadinho pelo projeto Quintas de Maio e sua contribuição para a cultura conquistense.