10/05/2017 13:51:00
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 10, o vereador Valdemir Dias (PT) defendeu o reconhecimento dos monitores das creches municipais enquanto educadores. O vereador falou também dos avanços já conquistados na área da educação.
Valdemir destacou que nos últimos 6 meses já foram entregues 6 creches municipais, mas que é preciso investir mais em pessoal. “Evoluímos em algumas questões, mas não basta investir só em estruturas, é preciso investir em pessoal”, afirmou. O parlamentar apontou também como avanço o número de contratados para a função de monitores, mas reconhecendo que é preciso ampliar. “ No último concurso público, abriram apenas 30 vagas para monitores, mas foram chamados 279. É um avanço, mas ainda é pouco”, disse.
Ao parabenizar o Sindicato dos Professores pela luta em prol da valorização dos monitores, o vereador afirmou que para isso é preciso incluir estes profissionais nos 60% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb ) que remunera os professores. Valdemir explicou: “Vou usar como exemplo R$100,00. Desses R$100,00 que vem para o município do Fundeb, 60 tem que ser pago para os professores, e 40 para pagar os demais profissionais da educação e investir em estrutura”. O parlamentar defende que os monitores sejam inclusos nesses 60%. “Isso será um ganho extraordinário. Não podemos admitir que vocês não estejam incluídos nessa conta”.
Ao final de sua fala, Valdemir colocou seu mandato a disposição do Sindicato dos Professores, e enquanto membro da Comissão de Educação, Valdemir se comprometeu em se engajar na defesa do reconhecimento dos monitores como educadores.