Imagem SESSÃO ESPECIAL: Representantes das bancadas destacam importância do debate

SESSÃO ESPECIAL: Representantes das bancadas destacam importância do debate

Arquivo

05/05/2017 14:16:44


[caption id="attachment_19058" align="alignleft" width="300"] Jorge Bezerra (SD)[/caption]

O vereador Jorge Bezerra (SD), enquanto pai de usuária dos serviços da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vitória da Conquista – APAE, falou sobre o preconceito enfrentado “Minha filha frequenta a APAE e também é vítima de preconceito em alguns lugares. Eu não sei como as pessoas ainda não entenderam que a doença não é uma coisa que você desejaria ser portador. As pessoas deveriam ter respeito”, disse. Emocionado, Jorge Bezerra fez um apelo aos colegas vereadores pedindo que estes apoiem tais entidades. “Conversei com a coordenadora da APAE ela me falou das dificuldades que estão enfrentando. Eles precisam de apoio.

[caption id="attachment_19059" align="alignright" width="300"] Professor Cori (PT)[/caption]

Representando a bancada de Oposição, o vereador Professor Cori (PT) destacou que no Brasil se registra a existência de um milhão de casos de autismo, atinge 0,5% da população, apesar de já haver a estimativa de que cerca de dois milhões de pessoas sejam autistas no país (FONTE: Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas/Projeto Autismo). Para ele, um dos principais problemas a ser enfrentado é a desinformação. “Há que se considerar o drama vivenciado pelas famílias brasileiras que possuem em seu seio uma ou mais pessoas autistas, seja pelo desconhecimento até os dias de hoje das causas do autismo, seja pela falta de políticas de atendimento, a começar pela inexistência, até pouco tempo atrás, de uma classificação clara da síndrome, que ora era considerada deficiência, ora doença”.

Ele lembrou que, desde 2007, a cada 2 de Abril o mundo celebra o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, uma data que inspira as famílias e a sociedade a fazer uma reflexão sobre as condições de vida das pessoas afetadas por essa síndrome. “Em nossa sociedade ainda temos muito que evoluir quando falamos sobre o autismo”, detalhou. Para Cori, a acesso à informação oferece a disseminação de percepções para todos. O parlamentar propôs a elaboração de um projeto que garanta a existência de uma equipe básica e multidisciplinar na rede de saúde pública para atendimento de pessoas com autismo.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30