18/01/2017 11:47:08
O presidente da Câmara Municipal (CMVC), Hermínio Oliveira (PPS), participou na tarde desta terça-feira(17), da audiência pública realizada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) de apresentação do projeto da Barragem do Rio Catolé. Estiveram presentes o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, e o prefeito de Barra do Choça, Adiodato José Araújo. Acompanharam também as discussões da audiência os vereadores Álvaro Pithon (DEM), David Salomão (PSC) , Luís Carlos Dudé (PTB) e a vereadora Nildma Ribeiro ( PCdoB).
Na audiência foram apresentados os detalhes sobre o plano de engenharia da construção da Barragem do Catolé, os estudos de impacto ambiental e as iniciativas e ações socioambientais inclusas no projeto. Segundo a diretora de engenharia da Embasa, Rita Bonfim, a Barragem do Catolé comportará um volume quatro vezes maior que a capacidade de Água Fria II. Para Rita, a construção da barragem regulariza definitivamente o abastecimento de água de Vitória da Conquista, Barra do Choça e Belo Campo.
Desde o começo de 2016, Vitória da Conquista enfrenta a crise hídrica devido a escassez de chuva, que ocasionou a diminuição dos níveis de água nos reservatórios que abastecem a cidade. Durante o ano passado, a Câmara Municipal realizou diversas sessões e audiências públicas para debater o problema, encontrar soluções e cobrar do governo municipal e estadual que medidas fossem tomadas. " Já estamos discutindo esse tema há muito tempo. A realização dessa audiência é fruto da cobrança da Câmara de Vereadores para que o problema de água em nossa cidade fosse resolvido. Esperamos agora que o processo licitatório seja o mais transparente e breve possível para que Conquista possa regularizar o seu abastecimento ", afirmou o presidente da Câmara (CMVC), Hermínio Oliveira.
A audiência pública cumpre a primeira etapa da construção do Barragem do Rio Catolé, avaliada em R$ 204 milhões e com duração prevista de 33 meses. A segunda fase do processo é a abertura pública de licitação para a construção do empreendimento.