14/12/2016 21:30:58
Foi realizada na tarde dessa quarta-feira (14) a sessão solene de diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 2016, para os cargos de prefeito, vice-prefeito, vereadores e suplentes do município de Vitória da Conquista. O ato é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral-TRE e contou com a presença do excelentíssimo juiz da 41º zona eleitoral Juvino Brito; Dra. Guiomar Miranda, promotora da 41º zona eleitoral; o vice prefeito municipal Joás Meira, representando o prefeito Guilherme Menezes; o excelentíssimo juiz da 40º zona eleitoral, Clarindo Lacerda; o excelentíssimo juiz da 39º zona eleitoral, Wander Cleuber Lopes; representantes da polícia militar, candidatos eleitos, além de familiares e membros da sociedade.
O excelentíssimo juiz da 41ª zona eleitoral, Juvino Brito, fez a abertura do evento, lembrando da importância do momento: “percebemos que nosso país vive um momento de extrema dificuldade, e esse momento nos faz refletir sobre a importância do político nesse processo”. Ele explicou a relação entre os eleitos e a justiça eleitoral, lembrando que o evento “serve também como oportunidade de falarmos aos que serão diplomados”.
Brito disse que todos tem a obrigação não só, como pessoa pública, mas também como membros da sociedade e representantes do povo. “O que acontece hoje no país não pode ficar como estar, precisamos de políticos e pessoas sérias e honestas, honestidade é obrigação”, falou.
Por fim, o juiz disse que “os eleitos correspondam com aquilo que está regrado para classe política. Que cada um de vocês sejam um bom exemplo para nosso país”, finalizou.
Após o pronunciamento do juiz, todos os 21 vereadores eleitos foram convocados para diplomação, por ordem alfabética, seguida pelos suplentes.
Representando todos os vereadores, Lúcia Rocha (DEM) agradeceu pelo seu sétimo mandato: “Estou aqui mais uma vez para exercer a vereança em nossa querida e amada Vitória da Conquista e não poderia deixar de agradecer a Deus por essa vitória”. Ela lembrou que já são muitos anos de trabalho e reconhecimento. “Ser novamente a mais votada não me envaidece, pelo contrário, aumenta minha responsabilidade e desejo de ser, a cada dia de meu mandato, uma vereadora mais atuante, fiscalizadora do executivo municipal e sensível as necessidades de nossa gente”, falou.
Agradeceu ao partido no qual ela faz parte e finalizou dizendo que “É um novo tempo de fé e esperança de uma Conquista melhor!”.
Após a diplomação do prefeito Herzem Gusmão e a vice – prefeita Irma Lemos, Herzem agradeceu Deus por esta guiando seus passos: “Deus no comando sempre, estamos em oração, sei por que sei! Vivenciamos o momento mais difícil da nação brasileira, mas estou confiante”. Relatou a importância da atividade política na vida do ser humano e falou da oportunidade perdida pela ex-presidente Dilma Rousself: “a minha confiança é que o Brasil foi literalmente aparelhado por um projeto de poder. Mas o povo brasileiro fez a sua parte”. Ressaltou o trabalho do juiz Sérgio Moro que investiga a Lava Jato: “a pessoa mais admirada no país hoje não é nenhum político e sim um juiz”.
Herzem falou ainda como irá comandar o Executivo durante seu governo: “um dia a cada 90 dias iremos eu e todos os meus secretários caminhando para a Câmara para assistir uma sessão. Lá iremos ouvir elogios e críticas mas temos que estar lá para trabalhar junto com o Legislativo”. Finalizou solicitando aos deputados da cidade que continuem colocando suas emendas para ajudar a construir uma cidade melhor: “Temos que criar algo novo, para podermos sair nas ruas de cabeça erguida”.
Confira as fotos: