25/11/2016 12:16:25
O vereador Coriolano Moraes, Professor Cori (PT), iniciou seu pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada nessa sexta-feira (25), defendendo o plano de carreira dos servidores da Casa, “fundamental como política de garantia de direitos e deveres do servidores públicos”.
Coriolano afirmou que “é de suma importância para garantir principalmente os direitos dos funcionários públicos, já que sem este plano tanto o salário como o crescimento profissional do mesmo fica estagnado, sem perspectivas de avanço, fator que causa a insatisfação do funcionário. Através da implantação deste plano tanto as relações como o ambiente de trabalho se tornam favoráveis para o crescimento da própria Casa”.
O vereador acrescentou que “é comum encontrar dentro das repartições pública uma certa distorção entre a descrição dos cargos e a função realmente exercida pelos funcionários, devido à falta de uma análise detalhada das funções. Para evitar que isso aconteça é preciso pontuar detalhadamente a descrição dos cargos, pautada nas reais funções dos funcionários”.
Professor Cori salientou que “o planejamento de cargos e salários precisa acompanhar os avanços tecnológicos e também as mudanças de mercado e a política econômica, além de participar das decisões da gestão pública quando for elaborado o planejamento orçamentário anual, pois é necessário que se conheça os objetivos e metas da administração municipal para melhor se adequar e se inserir em suas práticas e políticas gerais e busque resgatar a dignidade dos servidores”.
Finalizou seu pronunciamento na dizendo que o plano facilita o planejamento da próxima gestão. Acredita que cada vereador deve manifestar, apoiar na valorização dos servidores da Casa, observando o tempo de serviço e formação. “A comissão de legislação, justiça e redação final vai apoiar na íntegra, se for necessário, colaborar na melhoria do plano. Muitos servidores dão exemplo de bom comportamento profissional para todos nós”.