28/10/2016 10:53:10
Durante a sessão especial em homenagem ao Outubro Rosa, realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) na manhã dessa sexta-feira (28), mulheres que já passaram pelo problema, se reuniram para relatar todo o processo que passaram desde a descoberta da doença até seu tratamento.
[caption id="attachment_14544" align="alignright" width="300"] Livônia Maciel dos Santos[/caption]A integrante do Grupo Renascer, Livônia Maciel dos Santos, disse que em dezembro de 1999 fez uma cirurgia da tireóide, tendo como diagnóstico o câncer. “Não é fácil. A palavra magoa. O que fazer agora? Estava com minha cunhada e disse vamos na lanchonete tomar um chá para depois chorar”. Na sequência, disse que fez o tratamento em Salvador, no hospital Aristides Maltez, e “quando retornei encontrei o grupo Renascer, e vi que não era a única sofredora e vítima da situação. Nos reunimos com médico oncologista, psicólogas e estagiárias”. Esclareceu que ali eram compartilhados os sentimentos. Começamos a perceber que além da troca de informações e medos, podíamos melhorar nossas vidas e valorizar coisas antes desapercebidas”. Na época tinha medo de não conhecer meus netos. “Hoje conheço meus quatro netos, passados 16 anos”.
[caption id="attachment_14545" align="alignleft" width="300"] Cacilda Rocha[/caption]Cacilda Rocha começou agradecendo a Deus pela cura do tratamento. “Tive câncer aos 46 anos de idade e hoje estou com 64 muito feliz”. Relatou que acabou de criar seus filhos que na época eram adolescentes. “Todos nós precisamos preparar nosso psicológico e nosso espírito para que não nascemos para sempre”. Finalizou dizendo que o momento mais feliz foi ouvir do médico que já estava curada.
[caption id="attachment_14546" align="alignright" width="300"] Nilza Maria[/caption]Nilza Maria disse que o grupo de apoio é uma fonte de energia que ajuda as mulheres vítimas do câncer a superar a doença. Ela contou que teve um câncer em 2000, tratou e em 2006 a doença voltou a se manifestar, exigindo a retirada da mama. “Tive um bom acompanhamento e graças a Deus, venci e estou aqui”, comemorou.